Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Um dos grandes aliados para o funcionamento do intestino são os chamados probióticos¹. Mas você sabe como eles funcionam e como atuam dentro do nosso organismo? E como escolher o probiótico correto para ajudar a aliviar quadros de diarreia ou infecção intestinal e a regular a flora intestinal? Entenda a seguir:
Probióticos: o que são e seus benefícios
Diferentes tipos de bactérias naturalmente vivem em nosso sistema digestivo, constituindo a chamada flora intestinal e contribuindo para o bem-estar do corpo (desde o funcionamento do intestino, até ações do sistema nervoso²). Há também outra categoria de microorganismos benéficos ao corpo, os probióticos - ingeridos principalmente pela alimentação².
Os probióticos atuam modulando o sistema gastrointestinal e regulando a flora intestinal já existente². Além disso, a ingestão dessas "bactérias amigas"² ainda traz outros benefícios ao corpo, como:
- Redução do colesterol²
- Prevenção ao câncer²
- Tratamento de casos de síndrome do intestino irritável associados à diarreia²
- Tratamento e prevenção de doenças intestinais²
- Tratamento e prevenção de cáries e infecções peridontais²
Quem pode tomar probióticos
Via de regra, probióticos podem ser ingeridos por todos: desde bebês, adultos, até os mais idosos³. Além disso, é permitido seu uso por mulheres grávidas⁴. A restrição fica, apenas, para pessoas imunocomprometidas⁵.
Como escolher um bom probiótico
Existem diferentes tipos de probióticos no mercado, e a escolha daquele mais adequado para você é uma questão multifatorial, ou seja, tudo depende da situação de cada indivíduo, dos mecanismos de ação das cepas, da eficácia dos produtos e se estão ou não de acordo com as regras das agências sanitárias reguladoras dos países onde são vendidos⁵. Entretanto, algumas características dos probióticos podem ajudar nesta tarefa.
A suplementação na dieta é uma forma de trazer os probióticos para o dia a dia⁵.
Referências bibliográficas
1. Fioramonti J, Theodorou V, Bueno L. Probiotics what are they: What are their effects on gut physiology. Best Pract Res Clin Gastroenterol. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14507583/. Acesso em 16 de junho de 2021.
2. Lye HS, Balakrishnan K, Thiagarajah K et al. Beneficial Properties of Probiotics. Tropical Life Sciences Research. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5031164/. Acesso em 18 de junho de 2021.
3. Hamilton-Miller JMT. Probiotics and prebiotics in the elderly. Postgrad Med J. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1743061/. Acesso em 21 de junho de 2021.
4. Elias J, Bozzo P, Einarson A. Are probiotics safe for use during pregnancy and lactation?. Motherisk Update. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3056676/. Acesso em 18 de junho de 2021.
5. Sniffen, JC, McFarland, LV, Evans, CT et al. Choosing an appropriate probiotic product for your patient: An evidence-based practical guide. PLOS ONE. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30586435/. Acesso em 18 de junho de 2021.