Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iNossa pele tem milhões de poros que contêm folículos capilares e glândulas sebáceas. Se os poros ficam obstruídos com óleo ou células mortas da pele, podem aparecer cravos pretos, espinhas e até mesmo nódulos dolorosos sob a pele.
No frio e nas baixas temperaturas do inverno, a pele ainda retém menos umidade e, com tudo isso, os cravos incômodos e os poros congestionados acabam sendo, para muitas pessoas, um problema quase que inevitável.
Frio x acne
Acne não é sazonal, ou seja, pode aparecer em qualquer época do ano. Apesar disso, o frio pode influenciar negativamente indivíduos que já sofrem com a acne.
Quando a temperatura cai, há menos umidade no ambiente, o que pode comprometer a barreira natural de umidade da pele e fazer com que ela seja menos capaz de combater bactérias, acnes e outras infecções.
Além disso, durante o outono e o inverno há, geralmente, um aumento da ingestão de alimentos mais cremosos e temperados, além de um aumento no consumo de chocolates - em especial o chocolate ao leite e o branco - o que gera um aumento na produção de sebo e oleosidade da pele, podendo piorar ou causar a acne.
Para completar, a temperatura do banho também fica mais alta no inverno, e isso, somado ao uso de sabonetes inapropriados, causa uma maior perda de umidade e altera a camada de lipídios que protege a pele, prejudicando sua função de barreira de proteção. A pele fica mais seca e suscetível a dermatoses (como psoríase, dermatite atópica, dermatite seborreica, rosácea) e a fungos e bactérias patogênicos.
Como cuidar da pele durante o inverno?
Uma das principais recomendações para cuidar da pele com acne durante o inverno é evitar aquele banho sob o chuveiro escaldante. Tome banho na temperatura mais amena que conseguir. Não precisa ser frio, mas evite o "banho sauna".
Se sua pele já tem tendência a ser seca, utilize sabonetes suaves e neutros, que não piorem o ressecamento da pele e que sejam apropriados ao seu tipo de pele. Você também pode buscar produtos inteligentes para acnes e com proteção contra bactérias.
Procure também usar maquiagem "oil-free" ou não-comedogênica - termos utilizados para caracterizar produtos direcionados às pessoas que têm acne. Trata-se de produtos que não são oleosos, não obstruem os poros e podem até conter substâncias que auxiliam no controle da oleosidade.
Leia também: Protetor solar x acne: esclareça os principais mitos e verdades