Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Que a genética tem grande influência na nossa saúde, todo mundo já sabe. O que ainda é pouco comentado é que a ancestralidade também possui um forte papel em como o nosso organismo e nossa aparência são formados - como é o caso do tipo de pele.
Quando o assunto é pele negra, algumas características particulares precisam ser compreendidas antes de se investir numa rotina de cuidados. Segundo Katleen Conceição, médica dermatologista e membro da Skin of Color Society, esse tipo de pele apresenta maior produção de sebo na face, mas o corpo costuma ser mais ressecado.
Isso significa que, apesar da pele do rosto desse grupo de pessoas ter maior tendência a ser oleosa, a área corporal precisa de hidratação redobrada. Dessa forma, é possível evitar o aparecimento de incômodos normalmente relatados pela população negra, como a aparência "acinzentada" da pele - fator que ocorre devido ao ressecamento e à perda de água, de acordo com a especialista.
Hidratantes para a pele negra
Para ajudar a manter o corpo hidratado e livre do ressecamento, é importante se atentar aos componentes dos produtos escolhidos para o dia a dia. No caso dos sabonetes, Katleen Conceição recomenda as versões em forma de óleo, pois nutrem e limpam a pele sem ressecá-la. São os chamados "óleo de limpeza para banho" ou "sabonete líquido em óleo".
Já na hora de escolher os hidrantes, o ideal é optar por aqueles com uma textura mais espessa, com consistência similar à manteiga. Esse tipo de produto costuma ter uma absorção mais demorada, prolongando o tempo de hidratação e atingindo diferentes camadas da pele.
Entre as substâncias que devem ser priorizadas, a dermatologista ressalta a importância dos óleos. "Ativos com óleo de girassol, óleo de amêndoas doce e macadâmia são ideais para reter a água dessa pele e mantê-la hidratada", conta.
Além disso, também é aconselhada a aplicação de cremes hidratantes que contenham ácido láctico ou ureia - componentes com alto poder de hidratação.
Se o ressecamento chegar a um nível mais delicado, provocando coceira, descamação e rachaduras com sangue, pode ser necessária a prescrição de cremes com fórmulas específicas para cada quadro. Para isso, é importante que um dermatologista seja consultado.