Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é óleo ozonizado?
O óleo ozonizado é um produto resultado da aplicação do ozônio dentro de óleos vegetais poli-insaturados. O ozônio é um gás conhecido por suas características antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas, de modo que a reação química dessa fusão é capaz de preservar suas propriedades terapêuticas e permite uma infinidade de aplicações.
O óleo não somente se destaca entre os meios tradicionais por sua eficiência, mas em função do baixíssimo índice de contraindicações - e, embora pareça novidade, ele é utilizado desde a década de 50 na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e outras regiões. No Brasil, no entanto, as recomendações do tratamento com o óleo ozonizado ainda são todas feitas para uso tópico.
Para que ele serve?
Em função de suas inúmeras propriedades, o óleo ozonizado é amplamente utilizado para diversos tratamentos, sejam eles estéticos ou medicinais, como infecções e úlceras cutâneas, psoríase, queimaduras de primeiro e segundo grau, estrias, herpes, seborreia e muitos outros.
Segundo Heloisa Olivan, bioquímica e cosmetologista do Instituto Olivan, os benefícios gerais do óleo ozonizado incluem:
- Melhorar o transporte de oxigênio no sangue
- Modular o estresse oxidativo devido ao seu efeito antioxidante
- Acelerar a cicatrização cutânea por atuar como bactericida e fungicida.
"Uma das principais aplicações terapêuticas do óleo ozonizado é sua atividade antimicrobiana, que se dá graças aos diversos compostos oxigenados produzidos durante a reação de ozonização", aponta a especialista.
Quais óleos vegetais podem ser ozonizados?
Qualquer óleo vegetal poli-insaturado pode ser matéria prima para a criação do óleo ozonizado. Porém, conforme esclarece Heloisa Olivan, os mais utilizados no processo são os óleos que apresentam maior concentração de ácidos graxos oleico e linoleico, além de baixa acidez.
Dentro dessas características, os que mais se adequam são:
- Óleo de girassol
- Óleo de azeite
- Óleo de gergelim
- Óleo de coco
- Óleo de melaleuca
- Óleo de jojoba
- Óleo de mamona
Leia também: Aprenda a usar óleo de jojoba na pele, cabelos e unhas
Benefícios do óleo ozonizado na estética
Ainda que o óleo ozonizado seja indicado para outros tratamentos, é através de procedimentos na epiderme que observamos seus principais benefícios.
Além de limpar e detoxificar a pele, segundo Heloísa, o óleo é capaz de estimular a renovação celular, acelerando o tempo de cicatrização de feridas ou úlceras. Além disso, reduz outros sintomas clássicos da inflamação, como inchaço, vermelhidão e dor.
Devido ao grande poder antioxidante do óleo ozonizado, sua aplicação na pele é capaz de diminuir a ação dos radicais livres e de outras toxinas produzidos pelo organismo, que podem levar ao envelhecimento precoce, à diminuição de renovação celular, a processos inflamatórios e a outros tipos de disfunção.
"Para a aplicação na pele, o óleo mais estável para reter os benefícios do ozônio medicinal é obtido através da semente de girassol, seguido do azeite de oliva, que é também um dos mais difundidos", indica a doutora Heloisa.
O acompanhamento com um médico especialista é primordial, pois o profissional poderá indicar qual óleo vegetal ozonizado é mais indicado para o quadro do paciente e o tipo de tratamento.
Leia também: Compare 10 óleos vegetais antes de fazer a escolha mais saudável
Como ele age na cútis?
Quando utilizado em tratamentos de pele, o óleo ozonizado ajuda a aumentar a circulação de oxigênio no sangue, detoxificando as células e contribuindo com a redução da população microbiana patogênica e do efeito nocivo dos radicais livres, conforme esclarece Heloisa.
A especialista também ressalta sua ação ao ativar os fibroblastos, células responsáveis pela produção e pela construção de matriz celular, ajudando na cicatrização e na recuperação de lesões. Entre as diversas funções dos fibroblastos, há seu papel na elasticidade e na firmeza da cútis.
Quais outros tratamentos estéticos podem utilizar óleo ozonizado?
Substância versátil, o óleo ozonizado pode ser utilizado para várias finalidades. A especialista Heloisa Olivan cita algumas delas e a recomendação de uso. São elas:
- Desodorante corporal: além de muito efetivo, pode ser utilizado em peles sensíveis e alérgicas às essências utilizadas em produtos convencionais. A recomendação é aplicar de quatro a cinco gotas do óleo ozonizado nas axilas todos os dias
- Tratamento de acne: o óleo ozonizado ativa a microcirculação local, promovendo efeito detox e evitando o aparecimento de manchas. A recomendação é utilizá-lo no rosto duas vezes por dia, sendo o óleo de jojoba a melhor opção para essa finalidade
- Tratamento de contusões: recomendado aplicar o óleo no local da lesão duas vezes ao dia
- Pé de atleta: após a limpeza dos pés, aplicar o óleo e utilizá-lo de duas a três vezes ao dia
- Lábios rachados: aplicar diretamente nos lábios para hidratar e estimular a renovação celular
- Tratamento de caspa: aplicar o óleo ozonizado diretamente no couro cabeludo previamente à lavagem. O recomendado é massagear e deixar no local entre 40 minutos e uma hora. Após esse tempo, lavar como de costume. O óleo vegetal ozonizado de jojoba é a melhor opção nesses casos. Utilizá-lo uma vez por semana pode ser o suficiente para obter resultados satisfatórios na maioria das vezes
- Dermatite e eczema: nesses casos, o recomendado é aplicar o óleo nas áreas afetadas da pele duas vezes ao dia
- Assaduras: aplicar diretamente na área afetada de duas a três vezes ao dia
- Dor de ouvido: com um algodão, aplicar um pouco de óleo no ouvido externo e massagear a região. Após isso, é recomendado deixar no local por uma hora e remover. A doutora Heloisa recomenda sua utilização duas vezes ao dia
- Micose nas unhas: em casos de micose, o indicado é aplicar o óleo ozonizado duas vezes ao dia diretamente na unha afetada
Contraindicações do óleo ozonizado
As contraindicações do óleo ozonizado existem para pessoas que possuem alergia ao óleo vegetal utilizado na ozonização. O recomendado é realizar um teste de contato, aplicando uma pequena quantidade do produto em alguma região da pele.
No geral, o óleo ozonizado é uma substância segura e que raramente provoca reações adversas. Por ser de origem natural, ele pode ser utilizado com segurança em pessoas de todas as idades e por gestantes.
Onde encontrar?
O óleo ozonizado pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Existem diversos tipos disponíveis, de diferentes óleos vegetais. A depender da finalidade, o médico especialista poderá indicar o melhor tipo para uso.