Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação...
iEm uma orquestra há vários instrumentos que participam da execução de uma música e todos eles precisam estar afinados, sendo tocados no mesmo tom, no mesmo ritmo e, especialmente, os músicos têm que sentir a melodia e o tema na mesma sintonia. Sem este sinergismo (atos, emoções e sentimentos), você poderá até ter uma equipe tecnicamente perfeita, mas sempre estará faltando alguma coisa. Assim é a Homeopatia.
Se pensarmos em uma forma holística (que trata de um todo) do tratamento e equilíbrio de qualquer ser vivo, de nada adianta um diagnóstico brilhante, um medicamento prescrito de forma perfeita, se este medicamento não for preparado e armazenado adequadamente (Farmácia).A saúde do indivíduo vivo, como um todo, depende, também do equilíbrio de suas partes. Como médicos homeopatas (Você viu? Somos médicos antes de homeopatas), conhecemos e trabalhamos cada parte do organismo do indivíduo e, assim como na orquestra, precisamos que estas partes componham um todo afinado, harmônico, no mesmo ritmo. Mas há momentos
no mesmo ritmo. Mas há momentos em que precisamos ler, na partitura do nosso paciente, uma linha melódica que é melhor executada por um membro especial deste grupo. E aí pedimos sua participação especial. Assim acontece, por exemplo, com o dentista (Odontologia). Dentes "mal executados" podem gerar uma música (vida) sem ritmo adequado.
Com o tempo, fui aprendendo que todos os seres vivos precisam de equilíbrio e podem ter sua música tocada pelos instrumentos da Homeopatia. Assim, hoje em dia, temos nossos animais também sendo estudados, avaliados e acompanhados nos "embalos da Homeopatia" (Medicina Veterinária).
E já estamos nos movimentando para que o ambiente em que vivemos também possa ser, em pouco tempo, equilibrado pelas notas da Homeopatia (Agronomia, por exemplo) e, se todos essses instrumentos puderem "tocar" sua parte no todo, nossa orquestra, certamente, será aplaudida de pé e poderá voltar para executar tantos "bis" quantos forem pedidos.
Nos próximos meses vou falar um pouco a respeito de cada uma das especialidades (farmácia, odontologia e veterinária) que fazem da homeopatia essa forma de cuidado de saúde tão procurada e tão eficaz, nos dias de hoje.
Até lá.
Dr. Moises Chencinski é médico homeopata e autor do livro: Homeopatia mais simples do que parece.
Para saber mais, acesse: www.doutormoises.com.br