Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Nem toda língua é igual, tanto em relação à coloração quanto em relação à textura. No entanto, uma língua considerada saudável geralmente é rosada e coberta por papilas que ficam em sua superfície e têm textura áspera.
Contudo, quando a língua fica com aspecto esbranquiçado, o efeito pode até parecer estranho e causar dúvidas. Afinal, a língua branca é normal ou é perigosa? Quais as causas e os riscos?
Também conhecida como saburra lingual, a língua branca nada mais é do que um revestimento branco e espesso, que está ligado antes de tudo à higiene bucal.
Conforme explica Henrique Lanat, dentista da clínica Dr. André Braz, a saburra lingual é composta por detritos, bactérias e células mortas que podem ocorrer devido a um aumento de micro-organismos em sua superfície.
Por que minha língua está branca?
Quando a língua fica coberta por uma espécie de película branca, isso pode significar restos de comida ou bactérias e células mortas alojadas entre as papilas inflamadas. Essas papilas aumentam de tamanho e criam a mancha branca na língua.
"A língua branca se deve a condições favoráveis para o crescimento de fungos, por falta de uma higiene bucal adequada ou pode acontecer em pacientes que têm o sistema imune mais enfraquecido", explica Henrique Lanat.
Apesar de geralmente ser inofensiva, a língua branca pode ser indicação de uma infecção ou de outras condições, como:
- Leucoplasia: condição comum causada pelo crescimento excessivo de células na mucosa da boca
- Líquen plano oral: condição causada por um problema com o sistema imunológico que leva à formação de manchas brancas na boca e na língua
- Sífilis: considerada como uma infecção sexualmente transmissível (IST), a sífilis, quando não tratada, pode ocasionar no surgimento de manchas brancas na língua, chamadas de leucoplasia sifilítica
- Língua geográfica: caracterizada por manchas lisas e avermelhadas na língua, nessa condição, algumas regiões da língua podem adquirir uma cor branca.
Como tratar a língua branca?
Quando a língua branca não tem como fundo alguma condição médica, ela não necessariamente precisa ser tratada. Isso porque, esse sintoma, geralmente, desaparece por conta própria dentro de algumas semanas.
No entanto, como enfatiza o dentista Henrique Lanat, é fundamental consultar um dentista e, pelo menos duas vezes ao ano, fazer a limpeza dos dentes.
"Em casa, o paciente deve seguir todas as orientações do dentista para uma rotina saudável, com escovação, uso de fio dental e enxágue bucal. Recomendo escovar a língua ou usar o raspador de língua", esclarece o dentista.
Além de tratar, praticar uma boa higiene oral é fundamental e pode ajudar a prevenir a língua branca e outros problemas bucais.
Outras dicas para prevenir o surgimento da saburra lingual incluem: evitar produtos do tabaco, reduzir o consumo de álcool e ingerir bastante água.
Quando se preocupar?
A saburra lingual, geralmente, indica um único sintoma, por isso, não é preciso, necessariamente, consultar um médico. Porém, procure um dentista caso a mancha na língua não desapareça e venha acompanhada de sintomas como:
- Dor ou queimação na língua
- Dificuldade em mastigar
- Surgimento de feridas na boca.