
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologi...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Perceber que está com mau hálito quando se está fora de casa costuma ser uma situação um tanto quanto constrangedora, não é mesmo? E para algumas pessoas, esse problema não é causado, necessariamente, à falta de escovação.
Ao MinhaVida, a dentista Ianara Pinho explica que o mau hálito (halitose), é uma condição que, claro, têm muita relação com a baixa higiene bucal, mas que também está associada a diferentes fatores.
Leia também: Para clarear os dentes de forma natural você deve adotar esses 4 truques na sua rotina
As principais causas do mau hálito
Para além dos maus hábitos de higiene bucal, como escovação irregular e falta de uso do fio dental, a especialista destaca as causas comuns do mau hálito. São elas:
- Infecções na boca
- Doenças periodontais
- Ressecamento da boca (xerostomia)
- Problemas digestivos
- Doenças crônicas, como diabetes e problemas hepáticos
- Consumo de alimentos como alho e cebola
- Tabagismo
Leia também: É verdade que bicarbonato clareia os dentes?
A solução simples para acabar com o mau hálito
Uma das soluções mais fáceis e eficazes para lidar com um mau hálito encontra-se em um simples copo de água. Conforme a dentista, a hidratação adequada é um dos pilares para a manutenção da saúde bucal, pois ajuda na produção da saliva que, por sua vez, desempenha um papel fundamental na neutralização do pH da boca, no controle dos microrganismos e na remoção de partículas de comida, responsáveis pelo mau odor.
“Quando não bebemos água suficiente, a produção de saliva diminui, resultando em um ambiente propício para o crescimento de microorganismos e, consequentemente, o mau hálito. Portanto, manter-se hidratado ao longo do dia é uma solução simples que ajuda a controlar a halitose”.
Leia também: Clareamento dental: fica a mesma coisa em casa? Estraga os dentes? Especialista responde tudo.
O enxaguante bucal também pode ajudar?
A especialista conta que, embora os enxaguantes bucais comerciais ajudem, até certo ponto, a melhorar o hálito, aqueles que contém álcool podem causar o ressacamento da boca.
“Por outro lado, alternativas mais naturais, como bochechos com água morna e sal ou chá-verde, podem ser eficazes. Concluindo, combater o mau hálito pode ser mais simples do que se imagina. Uma boa hidratação, cuidados regulares com a higiene bucal e visitas regulares ao dentista são passos eficazes para o combate à maioria das causas da halitose”.
Leia também: Dentes com cores anormais: tratamentos e causas