Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
Em meio à rotina agitada, às vezes parece difícil manter a saúde em dia. É aí que se abre espaço para o consumo frequente de fast food, a falta de gerenciamento do estresse, a baixa qualidade do sono, o sedentarismo e uma série de outros hábitos prejudiciais à qualidade de vida.
Por isso, separamos quatro dicas que podem te ajudar a cuidar da saúde sem sair de casa. O intuito é que elas não sejam apenas ações esporádicas, mas, sim, incorporadas à rotina. Confira:
Tenha uma alimentação saudável
O cuidado com a alimentação é fundamental para a prevenção de doenças, como o diabetes e a hipertensão. Isso não significa, no entanto, que é necessário fazer dietas malucas ou pular refeições. Muito pelo contrário: o ideal é que se coma de cinco a seis vezes por dia, já que o café da manhã, o almoço e a janta devem ser intercalados por pequenos lanches.
Como a qualidade da alimentação também importa, recomenda-se um cardápio variado e baseado em produtos naturais. Entre os carboidratos, vale priorizar o arroz e as massas integrais. As fontes mais adequadas de gorduras, por sua vez, incluem oleaginosas (castanhas em geral), azeite, abacate, salmão e chia. Já na hora de consumir proteínas, opte por feijão, lentilha, soja, peixes e aves em vez de carnes vermelhas gordurosas.
Para facilitar o transporte de nutrientes no organismo e manter a hidratação em níveis adequados, lembre-se ainda de beber de dois a três litros de água diariamente.
Pratique exercícios físicos
Outra dica para se manter saudável é praticar atividades físicas regularmente. Se estiver complicado separar um tempo para se exercitar, que tal fazer isso em casa mesmo?
Seja com o auxílio de um educador físico, aplicativos ou vídeos encontrados na internet, use a criatividade! Movimente o corpo com coreografias, polichinelos, saltos, abdominais ou até mesmo exercícios que usem sacos de alimentos, garrafas pets e outros objetos inusitados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas por dia, que tem como benefícios melhores noites de sono, diminuição dos níveis de estresse e prevenção de diversas doenças, incluindo obesidade e osteoporose.
Durma bem
Para a manutenção da saúde, boas noites de sono também são importantes, uma vez que elas estão ligadas a reposição de energias e regulação do metabolismo. Assim, apesar de bastante comum, dormir menos que o recomendado (cerca de 6 a 8 horas) ou acordar várias vezes durante a noite prejudica o bom funcionamento do organismo.
A instrução para quem quer melhorar a qualidade do próprio sono é deitar-se sempre no mesmo horário e evitar comer alimentos pesados, assistir televisão ou navegar na internet pouco antes de dormir.
Aproveite a telemedicina para cuidar de você
Com o avanço da tecnologia, hoje ainda é possível checar se a saúde vai bem sem sair de casa. Isso graças ao que tem sido chamado de telemedicina, que basicamente consiste no atendimento médico à distância com direito a solicitação de exames, prescrição de medicamentos e atestados como em uma consulta presencial.
Em parceria com a Teladoc, líder global no ramo, a Vivo oferece esse tipo de serviço 24 horas por dia nos sete dias da semana por meio do Vida V - uma opção mais acessível para quem não tem plano de saúde.
Nessa plataforma, estão disponíveis profissionais qualificados que trabalham nos principais hospitais do país, favorecendo o diagnóstico precoce de muitas doenças. Tudo isso por planos mensais e anuais que podem ser contratados tanto no formato individual quanto no familiar, cuja cobertura inclui uma pessoa e mais três dependentes. Use a tecnologia a seu favor!