Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Muitas pessoas não sabem, mas somente escovar os dentes não é o suficiente para manter a saúde bucal em dia. O ideal é que se higienize toda a cavidade oral diariamente, usando, além da escova, o fio dental e o raspador de língua - que pode ter uma ou duas lâminas e é, com certeza, o melhor instrumento para limpar a superfície da língua de forma adequada.
Os especialistas não recomendam higienizar a região com escovas de dentes, porque elas não são adaptadas a superfícies ásperas, cheias de fendas e reentrâncias. Mesmo aquelas que têm uma cabeça rugosa, com o intuito de facilitar a limpeza da língua, não são apropriadas para essa função por causa do formato, capaz de provocar náuseas.
Então, a forma correta de limpar a língua envolve não só uma técnica correta e muita atenção, mas também instrumentos adequados. A ideia não é ficar escovando a língua várias vezes ao dia só para "cumprir tabela". Isso precisa ser feito da maneira correta.
Como usar o raspador de língua
O primeiro passo desse processo é passar o raspador de língua do fundo da língua para a ponta, removendo a saburra lingual, que consiste em uma placa esbranquiçada e com textura pastosa - composta por células descamadas, bactérias, muco da saliva e restos alimentares.
Depois, ainda vão sobrar alguns resíduos na língua. Para removê-los, é necessário utilizar uma escova baixa e de cabeça redonda, criada especialmente para higienizar a região. Ela deve ser movida em círculos.
Todo o processo se encerra com uma nova passagem do raspador pela língua a fim de garantir a remoção total da saburra lingual, que, se não for feita da maneira adequada, pode provocar mau hálito.
É indicado higienizar a região uma vez ao dia, de preferência pela manhã, assim que você levantar, porque terão passado horas desde a última vez que se alimentou ou ingeriu algum líquido - o que potencializa o acúmulo de bactérias na boca.
E quando os raspadores de língua devem ser higienizados? A resposta é: pelo menos de duas a três vezes na semana com uma solução de clorexidina a 0,12%, presente em vários enxaguantes bucais. Vale lembrar ainda que, se eventualmente for contraído um estado gripal, os objetos devem ser descartados para evitar reinfecções.
Quando é necessário limpar a língua?
É fácil saber quando a língua precisa de maiores cuidados. Basta analisá-la pelo espelho, conferindo se ela está branca ou com muco aderido. Em casos como estes, o mais apropriado é consultar um cirurgião-dentista, já que somente ele pode confirmar seu quadro e te dar orientações específicas sobre como cuidar da língua.