Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Foi aprovada hoje (28) a venda e uso de autotestes para o diagnóstico de COVID-19 no Brasil. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a avaliação do pedido e dados enviados pelo Ministério da Saúde.
Os testes serão comercializados em farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para a venda do dispositivo. Através do exame, é possível acompanhar se há ou não a presença do patogênico no organismo. Entretanto, a agência reguladora apontou que o resultado positivo no teste não será considerado como caso confirmado de coronavírus.
O objetivo do exame é que ele sirva como um tipo de triagem, auxiliando pacientes com suspeita de infecção a buscarem auxílio médico.
"O produto de diagnóstico in vitro na forma de autoteste pode representar excelente estratégia de triagem e medida adicional no controle da pandemia, principalmente nesse momento em que o contágio pela doença é grande e muitas pessoas não conseguem ter acesso aos testes pelo SUS ou por laboratórios na rede privada", explicou Cristiane Rose Jourdan, diretora da Anvisa, durante a votação para a liberação dos autotestes.
Como funciona o exame
Para a realização do autoteste, o paciente, após adquirir o kit de testagem, fará a coleta de secreção do nariz ou da boca com o auxílio de um cotonete. Em seguida, a haste é inserida em um processo químico, e a mistura é colocada no dispositivo de testagem.
O resultado leva cerca de meia hora para ser concluído, indicando se há ou não a presença do vírus na amostragem.
Restrições do exame
Além de não ser considerada a principal forma de confirmação da doença, a Anvisa também relatou que o exame não substitui a apresentação de um teste médico negativo de COVID-19 em viagens internacionais, para fins de licença médica laboral, para uso em terceiros ou como forma de diagnosticar pessoas com sintomas graves.
Confira quais são os testes de COVID-19 disponíveis e quando são indicados.