Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O vibrador feminino é um sex toy (brinquedo sexual) bastante conhecido. Ele facilita e potencializa a masturbação, sendo benéfico para a saúde física e mental de suas usuárias. Por entrar em contato direto com a região íntima, é preciso tomar alguns cuidados na higienização e no momento de utilizar o produto.
Apesar da fama do vibrador, ainda existe muita vergonha e preconceito em torno da masturbação, especialmente a feminina - efeito da cultura machista e patriarcal presente na sociedade, onde o cuidado e prazer sexual das mulheres é constantemente invalidado.
"Quando as pessoas forem educadas para entender os benefícios fisiológicos do vibrador, onde a questão aqui é a qualidade de vida e não 'ato pornográfico', teremos evoluído enquanto seres humanos", pontua a sexóloga Karina Brum.
E os benefícios são muitos, viu? Como redução do estresse, favorecimento da liberação de hormônios do prazer e da felicidade, fortalecimento do sistema imunológico, alívio das cólicas menstruais, e melhora no sono e na qualidade das relações sexuais. Além disso, a masturbação ajuda na autoestima e a conhecer seu próprio corpo, explorando suas preferências e desejos sexuais.
Saiba mais: Dicas e cuidados na hora de se masturbar
Na hora de escolher um vibrador, fique atenta à especificidade do produto - para penetração ou estímulo clitoriano - e à qualidade. "Produtos de má qualidade podem prejudicar a pele, trazer alergias locais e até mudanças hormonais [...] Produtos que tenham componentes chamados BPA ou composto químico chamado ftalatos podem fazer mal à saúde", alerta a ginecologista Carla Iaconelli, especialista em reprodução humana.
Depois de achar o sex toy que melhor atende os seus desejos, prepare um ambiente acolhedor, escolha uma música que ative seus sentidos e dê play nos movimentos e na imaginação. E para ter uma experiência livre de preocupações, tenha alguns cuidados com o vibrador antes, durante e após o uso, como:
- Higienize com água e sabão neutro
- Guarde em local seco e ventilado
- Não compartilhe com outras pessoas
- Use com preservativos e lubrificante.
1. Higienize com água e sabão neutro
Antes de higienizar, porém, observe as especificidades do vibrador, se é para penetração ou estimulação dos grandes lábios e/ou clitóris. Assim, é possível determinar as áreas do sex toy que precisam de mais atenção na hora da limpeza. O material do produto - à prova d'água ou não - também deve ser considerado.
A higienização deve ser feita com água e sabão neutro. Não use álcool em gel ou produtos de limpeza da casa, pois eles podem alterar o pH da região íntima e até causar alergias. Além disso, lembre-se sempre de checar e tirar as pilhas e baterias antes de lavar.
2. Guarde em um local seco e ventilado
Depois da higienização, é muito importante armazenar o vibrador da maneira correta, para que ele não entre em contato com bactérias que podem afetar a saúde íntima. Envolva o produto com um pano limpo e deixe-o em um espaço seco e ventilado. Caso queira mais privacidade, pode colocá-lo dentro de uma caixa ou recipiente com tampa.
Saiba mais: Dicas para escolher o primeiro vibrador
3. Não compartilhe com outras pessoas
Quando o assunto é região íntima, esqueça a frase "lavou está novo". A vagina possui bactérias específicas que, se desreguladas, podem causar diversos problemas, como coceiras, alterações no corrimento e no odor, etc. Independentemente do tipo de vibrador feminino, não compartilhe com outra pessoa.
"Inclusive, sugiro ter um [vibrador] para parte vaginal e outro para a anal, se for o caso. Muitas doenças podem ser transmitidas, assim como as bactérias, de um lugar para o outro", orienta Iaconelli.
4. Use com preservativos e lubrificante
Engane-se quem pensa que lubrificante é necessário somente no sexo anal, ou que preservativos são úteis só quando ocorre sexo com penetração. Ambos são essenciais para garantir maior segurança e conforto em todos os tipos de contato íntimo; e isso não é diferente durante o uso do vibrador feminino.
Para prevenir danos ao sex toy ou alterações nas mucosas íntimas, encape o vibrador com preservativo e passe lubrificante antes de utilizá-lo.
Saiba mais: 12 motivos para usar lubrificantes durante o sexo