Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O ator Bruce Willis, de 67 anos, está se aposentando da atuação após ter sido diagnosticado com afasia, uma condição neurológica que afeta a capacidade de comunicação falada e, em alguns casos, escrita. O anúncio foi feito pela família do ator nesta quarta-feira (30).
"Aos incríveis apoiadores de Bruce, como família, queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e foi diagnosticado recentemente com afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas", diz o comunicado. "Como resultado disso, e após muita análise, Bruce está saindo da carreira que significou tanto para ele", completou.
Segundo a neurologista Ana Paula Peña, a afasia é uma condição que gera dificuldade de expressão, de formar palavras ou frases e, em alguns casos, de escrita também.
Existem diferentes causas para a afasia. A mais comum, de acordo com Ana Paula, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). "O AVC é uma doença muito incidente e é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Entre as suas sequelas, está a afasia", explica. "Justamente por isso, a afasia é relativamente comum em adultos, principalmente homens a partir dos 65 anos", afirma a neurologista.
Porém, a condição também pode ser causada por outras doenças, como tumores, inflamações e infecções (abscesso cerebral, por exemplo) e demências, como a demência frontotemporal e a Afasia Primária Progressiva, que é uma doença.
LEIA MAIS: Como identificar a afasia infantil
Afasia x Afasia Primária Progressiva: qual é a diferença?
A afasia, por si só, é uma condição decorrente de outras doenças, como já vimos. Porém, ela não pode ser confundida com a Afasia Primária Progressiva, uma doença demencial mais agressiva que o Alzheimer. "Nesse caso, além da afasia, a pessoa tem outros problemas cognitivos, como perda de memória, dificuldade de se localizar, desorientação viso-espacial, dificuldade de executar movimentos, entre outros sintomas", esclarece Ana Paula.
Existem três subtipos de Afasia Progressiva Primária: Agramática (APPA), Semântica (APPS) e Logopênica (APPL). Todas elas se manifestam com alterações de linguagem e de comunicação. A família de Bruce Willis não especificou qual o tipo de afasia que acomete o ator.
Relembre a carreira de Bruce Willis
Bruce Willis é uma das principais estrelas de Hollywood e possui em seu currículo diversos filmes de sucesso. Um dos seus primeiros trabalhos na televisão foi a série "A Gata e o Rato", ao lado de Cybill Shepherd. Sua carreira decolou com a atuação no filme "Duro de Matar"(1988) e se consolidou com outros filmes de sucesso como "Pulp Fiction: Tempo de Violência"(1994), "Armageddon"(1998) e "O Sexto Sentido"(1999).
Mais recentemente, ele atuou em "Os Mercenários" (2010), "RED: Aposentados e Perigosos" (2010), "Fuga Implacável" (2012), "G.I. Joe: Retaliação" (2013), "Vidro" (2019) e "A Fortaleza" (2020). Na televisão, Bruce também fez uma participação na série "Friends", em 2000, papel no qual rendeu um Emmy ao ator. Ele também foi premiado por sua atuação em "A Gata e o Rato".