Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O uso de componentes naturais em produtos voltados para o cuidado estético é uma prática comum há muitos anos. Os benefícios do uso de plantas e sementes de diferentes espécies para tratar condições de saúde, problemas de pele e, até mesmo, a aparência dos cabelos já foram cientificamente comprovados.
É o caso do Murumuru, mais conhecido em formato de manteiga e utilizado em diferentes tipos de produtos, como máscaras, shampoos, cremes e óleos. Originário da Amazônia, esse ingrediente é rico em propriedades que ajudam a cuidar da beleza de forma natural.
"Ele possui ácido láurico, ácido mirístico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido linoleico e é rico em ácidos graxos e vitamina A", conta a tricologista Viviane Coutinho.
Para que serve o Murumuru?
As sementes das árvores, chamadas de Mumuzeiros, são transformadas em óleo, que por sua vez é usado para a fabricação da famosa manteiga de murumuru. Apesar de ser encontrada pura, é comum que essa pasta se torne parte da composição de produtos voltados para os cuidados do cabelo.
"Os óleos podem ser usados para finalizar ou fazer uma reposição lipídica com os fios secos. A manteiga é mais efetiva para os fios, especialmente para cabelos cacheados, crespos, alisados e muito ressecados, que possuem menos facilidade de absorver produtos", explica Viviane.
Benefícios do Murumuru
Os ácidos e vitaminas presentes na manteiga de murumuru ajudam a hidratar e nutrir os fios, além de restaurar a elasticidade e modelar os cabelos cacheados. Entretanto, segundo Viviane, é preciso ter cuidado em mechas muito oleosas, pois o uso em excesso do produto pode piorar esse fator.
O componente também pode ser benéfico para o cuidado com a pele por possuir ação anti-inflamatória, antiviral e antisséptica. "Ele auxilia na hidratação facial, não obstrui os poros, hidrata a pele, além de ser ideal para amenizar rugas e linhas de expressão, e auxiliar no tratamento de eczema - problema característico de peles secas e irritadas", diz a tricologista.
Como usar
O recomendado pela especialista é que a manteiga de murumuru seja utilizada em pouca quantidade em fios oleosos, pois por possuir uma alta função hidratante, que ativa os óleos naturais do couro cabeludo, é capaz de intensificar a oleosidade.
"Em cabelos cacheados e crespos pode ser usado diariamente, durante à noite, como leave-in. No banho, pode-se usar máscaras contendo murumuru. Para os outros tipos de fios, é indicado usar somente no chuveiro, ao mesmo tempo dos fios enrolados", finaliza Viviane.