Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade até o fim dos estoques da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo o país.
O anúncio foi feito junto com a prorrogação da atual Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo, que terminaria na última sexta-feira (3) é voltada para grupos vulneráveis, como idosos, profissionais de saúde e crianças entre seis meses e cinco anos. A decisão de estender até o dia 24 de junho foi tomada após a cobertura vacinal atingir apenas 44% do público-alvo em dois meses de campanha.
Saiba mais: Por que a cobertura vacinal está em queda e como reverter esse cenário?
O objetivo da prorrogação é aumentar a proteção para os grupos mais vulneráveis e evitar casos graves da doença, além de óbitos, principalmente durante os meses mais frios do ano, em que há aumento dos casos.
A vacina contra o vírus influenza é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Já a vacina contra o sarampo, doença viral altamente transmissível, é essencial para evitar casos graves da doença e óbitos, principalmente em crianças com menos de cinco anos.