Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O padre Fábio de Melo revelou, durante entrevista realizada ao jornal O Dia na última segunda-feira (6), que sofre da Doença de Ménière, uma doença crônica que atinge duas a cada mil pessoas. A revelação ocorreu após o religioso ter aparecido no programa Altas Horas, da TV Globo, com o rosto inchado, o que causou repercussão nas redes sociais.
A Síndrome de Ménière é caracterizada pelo aumento da pressão da endolinfa, um líquido existente no labirinto dentro do ouvido. Com esse aumento, as células auditivas e responsáveis pelo equilíbrio ficam prejudicadas, desencadeando sintomas como vertigem, zumbido no ouvido, náuseas, vômitos e perda auditiva.
A doença ocorre de forma progressiva, com crises frequentes e riscos de perda de audição permanente. Melo contou que foi diagnosticado há dez anos e que seu sintoma é apenas a perda de audição do ouvido esquerdo. Além disso, o padre relatou que usa medicamentos que causam a retenção de líquidos, o que deixa seu rosto inchado.
“Usei [corticoides] durante quase dois anos seguidos, com interrupções para que o organismo descansasse, em doses altíssimas: 60 ml por dia", revelou na entrevista. Melo também acrescentou que “no auge das crises” chegou a usar 80 ml de corticoides por dia.
Causas da Doença de Ménière
Ainda não há comprovações científicas que expliquem as causas da Doença de Ménière. Porém, há relação entre a doença e outras complicações, como diabetes, hipertensão, enxaqueca, lúpus, reumatismo e herpes. Traumatismo craniano também pode ser uma causa da síndrome.
A Doença de Ménière não deve ser confundida com labirintite, embora possa ser uma de suas causas. Labirintite é um conjunto de sintomas como tontura, falta de equilíbrio, zumbido no ouvido, entre outros.
Tratamento da Doença de Ménière
Não existe cura para a Doença de Ménière, mas seus sintomas podem ser controlados com remédios específicos e com o uso de aparelho auditivo. Além disso, ao identificar possíveis causas, um tratamento mais assertivo pode ser prescrito.
Leia mais: Doença de Ménière: sintomas, tratamentos e causas