Formado em Medicina e em Urologia pela Universidade de São Paulo, com formação complementar em Harvard e no Hospital Hen...
iVocê já se perguntou por que, muitas vezes, os homens acordam com uma ereção pela manhã ou têm ereções à noite enquanto estão dormindo? Algumas pessoas pensam que isso acontece por causa de algum sonho erótico - e, de fato, as ereções noturnas podem coincidir com um sonho de conteúdo sexual. Mas elas também podem vir em um momento sem qualquer pensamento estimulante.
Na verdade, o fenômeno das ereções matinais ou noturnas é involuntário e independe de qualquer estímulo ou excitação. Essas ereções são puramente mecânicas - resultantes de um comando do cérebro para abrir as artérias do pênis com atividade do sistema nervoso parassimpático. E essa abertura acontece especificamente durante uma fase do sono REM (que vem do inglês Rapid Eye Movement, ou seja, movimentos rápidos dos olhos).
Durante o sono REM, temos sonhos mais intensos, nossos olhos ficam se movimentando rapidamente, ao mesmo tempo em que temos um relaxamento muscular - e, nos homens, acontece a ereção noturna. Também é importante explicar que o sono REM corresponde a aproximadamente 20% do total do sono em pessoas jovens com sono saudável. E isso porque ele é o quinto estágio do sono, ou seja, ele vem após outras quatro fases do sono.
Depois que o sono REM termina, voltamos para a fase 1 e começamos novamente o ciclo - normalmente, numa noite de sono, temos de 4 a 6 ciclos completos. Ou seja, se tudo no sono correr bem, vamos ter o sono REM de 4 a 6 vezes por noite e, com isso, um homem terá ereções noturnas de 4 a 6 vezes naquela noite.
Para que servem as ereções noturnas?
A função da ereção noturna é promover a manutenção da circulação do pênis, garantindo que o sangue circule bem pelas artérias e o corpo cavernoso do pênis mantenha sua elasticidade, independente das ereções por estimulação que acontecem quando a pessoa está acordada. É uma forma de garantir o bom funcionamento do órgão, pois o desuso pode levar a uma fibrose e perda de função peniana.
E se eu não tiver ereções noturnas?
Muitos homens nos procuram com a preocupação de não terem mais ereções noturnas. Em parte, a preocupação procede, já que a disfunção erétil é uma das causas da ausência de ereções noturnas. Esse fato é ainda mais relevante em pessoas acima dos 50 anos, tendo em vista que as dificuldades com ereção chegam a afetar quase 40% dos brasileiros dessa faixa etária, segundo essa pesquisa sobre impotência do Datafolha em parceria com a plataforma Omens.
De fato, não ter ereções matinais pode ser um sinal de preocupação de saúde sexual, mas nem sempre. Isso porque, como falamos, os ciclos do sono interferem nessa ereção. Então, quem estiver dormindo pouco, dormindo mal, com interrupções do sono ou distúrbios dele (por exemplo, a apneia do sono) vai ter menos ereções matinais.
Por outro lado, as ereções matinais ajudam na investigação da disfunção erétil, para diferenciar causas físicas e causas psicológicas. Afinal, uma pessoa que não consegue ter ereções durante as relações, mas tem as ereções noturnas preservadas, provavelmente tem um problema de origem psicológica, como estresse ou ansiedade na hora da relação.
Mas também é verdade que a falta dessas ereções durante o sono pode revelar deficiência de testosterona ou mesmo problemas circulatórios levando a disfunção erétil. Por isso, homens que não tiverem ereções noturnas devem se consultar com um urologista para investigar possíveis causas e modificações do sono ou do estilo de vida que sejam necessárias.