Flávia Cyfer é nutricionista clínica com especialização em nutrição funcional e pós graduanda em nutrição esportiva...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriu que homens que bebem pelo menos duas xícaras de qualquer tipo de chá por dia apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata. Os resultados foram publicados em março no jornal Cancer Causes & Control.
A equipe comparou 892 homens diagnosticados com câncer de próstata com um grupo controle de cerca de 800 homens que estavam em boa saúde. Os pesquisadores estudaram a dieta e os hábitos de consumo dos dois grupos e notaram que aqueles que ingeriam duas ou mais xícaras de chá por dia apresentavam um risco 37% menor de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não consumiam a bebida.
Leia também: Câncer de próstata costuma ser assintomático: veja como diagnosticar
Quais os principais meios de prevenção do câncer de próstata?
Para além de manter um estilo saudável, evitando o tabagismo e envolvendo boa alimentação atrelada a atividades físicas regulares, José Carlos Truzzi, urologista do Fleury Medicina e Saúde, explica que o melhor meio de prevenir o câncer de próstata é mantendo os exames em dia.
“O mais importante para a prevenção do câncer de próstata é lembrar que todo homem, após os 50 anos, deve iniciar o acompanhamento e fazer uma avaliação com o urologista, uma avaliação que é pautada num exame físico — que inclui o toque retal, numa história clínica e em exames complementares e laboratoriais”.
O urologista enfatiza que, se o câncer de próstata for diagnosticado precocemente, aumentam, de forma significativa, as chances de fazer com que esse tumor seja tratável e curável.
Leia também: Câncer de próstata: a importância do diagnóstico precoce
Chás que fazem bem para saúde
As nutricionistas Flávia Cyfer e Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, listam 14 tipos de chás que são ricos em sabor e benefícios à saúde. Confira!
Erva cidreira
A erva cidreira é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. "O chá de erva cidreira é ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que têm problemas de digestão", conta Flávia Cyfer. A nutricionista Bruna Murta, também lembra que o chá de erva cidreira atua como um de calmante, como se fosse um sedativo natural.
Camomila
Também de ação calmante, a camomila é boa para combater a ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. "Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante", esclarece Bruna Murta. Flávia Cyfer dá outra dica: "A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor".
Hortelã
Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. Bruna acrescenta que a hortelã é ótima para melhorar a digestão, combatendo a azia.
Alecrim
O alecrim é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade.De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, esse chá ainda tem ação antiespasmódica e anti-inflamatória — boas para cólica menstrual, ação antifúngica — ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo, e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado", comenta a profissional.
Leia também: Chá de alecrim: para que serve e como fazer
Erva doce
O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.
Chá mate
Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína.
"Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite", lembra a nutricionista Bruna Murta.
Chá de canela
A canela pode ser uma ótima aliada no controle da diabetes. Bruna Murta explica que ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, a nutricionista Flávia Cyfer lembra que ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.
Chá verde
Esse é mais um chá campeão. "É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer", afirma a nutricionista Bruna Murta.Flávia Cyfer complementa as vantagens dessa bebida: ajuda a combater cáries e serve de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo.
O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, atua na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha — sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada com exercícios físicos.
Leia também: Chá verde: para que serve, 8 benefícios e como consumir
Chá de hibisco
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes", conta a profissional.
A nutricionista Bruna Murta explica que o fator que torna o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo", afirma.
Chá de gengibre
"O gengibre é um dos melhores anti-inflamatórios que temos na natureza", diz a nutricionista Flávia Cyfer. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres.
A nutricionista ainda indica esse chá para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.
Saiba mais: Chá de gengibre: saiba como preparar e os seus benefícios
Chá de limão
Além de a fruta ser rica em vitamina C, a nutricionista Flávia Cyfer conta que ela tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. "Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo saúde plena", diz a profissional.
O conselho de Flávia é fazer o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.
Maracujá
O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar os nervos. As nutricionistas indicam esse chá para combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.
Maçã
A fruta também tem ação calmante, além de ótima para ajudar na digestão. A nutricionista Flávia Cyfer também indica que ela é diurética, com efeito laxante.
Chá de alfazema
O chá de alfazema é mais uma bebida que ajuda a aliviar cólicas. De propriedade calmante e bactericida, a alfazema também é muito usada para amenizar dores de cabeça.
Para o preparo dos chás, Flávia Cyfer orienta de forma simples. "Desligue o fogo assim que a água começar a ferver, acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml, abafe por três a cinco minutos e coe".
Saiba mais: 5 combinações de chás para melhorar a produtividade