Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
*Conteúdo Patrocinado
O colágeno é uma substância essencial para a firmeza dos tecidos do nosso corpo. E provavelmente você já ouviu falar sobre essa proteína ou até mesmo a consumiu de alguma forma. Afinal, é bastante comum vermos produtos de beleza e suplementos alimentares com colágeno na composição.
Quando esta proteína está em falta no organismo, especialmente na região cutânea, conseguimos perceber a olho nu. Isso porque a pele fica desidratada e começam a surgir rugas e linhas de expressão. As unhas e cabelos também são afetados, pois tendem a ficar mais fracos e quebradiços.
Para entender melhor como o colágeno ajuda a manter nosso corpo saudável e quando é necessário fazer sua reposição, o Minha Vida ao Vivo bateu um papo com o médico nutrólogo Murilo Picanço e a jornalista Ana K. Ferreira, numa parceria com a Ekobé, indústria brasileira de vitaminas e suplementos alimentares.
Os convidados participaram da conversa diretamente da Naturaltech, a maior feira de produtos naturais da América Latina, que aconteceu de 8 a 11 de junho, em São Paulo. Confira, a seguir, as principais perguntas e respostas que rolaram ao longo do bate-papo e, acima, assista ao vídeo da entrevista na íntegra:
Minha Vida: O colágeno é uma proteína. Mas onde podemos encontrá-lo?
Dr. Murilo Picanço: O colágeno é uma proteína fibrosa muito importante para a nossa saúde. Ele está presente em praticamente todas as partes do nosso organismo: na pele, nos tendões, nos ossos, nos dentes, nos vasos sanguíneos, no intestino e nas cartilagens. O colágeno corresponde em torno de 30% da proteína total do nosso corpo, sendo 6% do nosso peso corporal. Então, ele é muito importante para nossa existência.
O colágeno é constituído na matriz extracelular dos nossos tecidos conjuntivos, e é sintetizado pelo nosso próprio corpo, dentro das células - principalmente através dos fibroblastos e condroblastos, que são as células que o produzem. Depois, ele é exportado para fora da célula, para dar sustentação à nossa pele e aos nossos órgãos.
Minha Vida: Qual a função do colágeno para o bom funcionamento do organismo?
Dr. Murilo Picanço: Existem três tipos de colágeno e cada um deles tem uma função específica. O tipo 1, mais conhecido como colágeno hidrolisado, corresponde a 90% do nosso colágeno e está presente, principalmente, na pele, nos ossos, nos tendões, nas cartilagens e até mesmo no nosso cabelo e nas unhas.
Já o colágeno tipo 2 é encontrado, especificamente, nas cartilagens elásticas, como as articulações e as juntas. Por fim, o tipo 3 dá suporte para a estrutura muscular, nos órgãos e nas artérias, na parte mais vascular. O colágeno tem diversas funções no nosso corpo, que vão depender do tipo e de onde ele está localizado.
Minha Vida: Podemos considerar a sustentação o principal benefício do colágeno?
Dr. Murilo Picanço: Sim. O principal benefício dele é a estruturação da nossa pele e dos órgãos. O colágeno também ajuda na hidratação da pele, deixando-a com mais brilho. Ele a deixa com um aspecto mais bonito, a famosa pele com “brilho de maçã”.
Minha Vida: Corremos o risco de perder o colágeno com o passar do tempo?
Dr. Murilo Picanço: Sim. Na verdade, não corre um risco. Nós estamos sentenciados a isso. Afinal, a partir de uma certa idade, esse processo de produção do colágeno começa a diminuir. E também há relação com fatores genéticos e ambientais relacionados ao nosso estilo de vida, como tabagismo, ingestão de álcool, alimentação, sedentarismo e estresse. A Associação Brasileira de Dermatologia diz que a síntese de colágeno intracelular começa a diminuir a partir dos 25 anos, dependendo dos nossos hábitos.
Ana K. Ferreira: Eu comecei a minha experiência com colágeno de um jeito bem interessante. Quando eu tinha uns 28 anos, fui à dermatologista e lembro que ela disse: “Olha, agora é um momento bom para começar a usar colágeno”. E eu não dei atenção. E é difícil, depois que a gente chega em um certo momento, querer correr atrás do prejuízo. Então, já digo aqui: quando chegar a hora, tome o colágeno.
Minha Vida: Existe alguma restrição para a suplementação de colágeno?
Dr. Murilo Picanço: Isso é totalmente livre, não tem nenhum tipo de restrição.
Ana K. Ferreira: Acho que pelo contrário. Como a gente viu aqui, depois de certa idade, além de não ter restrição, é muito necessário.
Minha Vida: Como funciona o colágeno em pó da Ekobé?
Ana K. Ferreira: Esse colágeno está sendo lançado aqui na feira [Naturaltech] e tem sabor de limão. Ele é zero glúten, zero açúcar e zero lactose, e é super fácil de usar: é só misturar com água. Já experimentei com chá também. O modo de preparo dele envolve dois scoops [colher] de pó, que já vem junto com o produto, e 200 ml de água, ou da bebida que deseja acompanhar. Depois, é só misturar até dissolver e tomar em seguida.
Conforme indica a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Ekobé, devemos tomar só 10 gramas desse produto por dia. Se levar em consideração a suplementação em cápsulas, é preciso tomar mais de uma cápsula para atingir a mesma quantidade. Por exemplo, o que eu tomo hoje de colágeno em pó, seria preciso tomar cinco cápsulas [...] É uma novidade que veio para facilitar mesmo.