Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Pesquisadores japoneses desenvolveram um teste em adesivo para identificar a infecção por COVID-19. Publicada na revista científica Scientific Reports, a invenção tem o objetivo de ser uma alternativa ao teste RT-PCR, que demora até seis horas para indicar o resultado do exame para detecção do Sars-CoV-2.
O novo dispositivo é capaz de identificar os anticorpos que combatem o coronavírus em um fluido presente em camadas da derme e da epiderme. O resultado do teste fica pronto em três minutos, segundo testes in vitro.
Leia mais: Testes de COVID-19: quais são e quando são indicados?
Como funciona o adesivo?
Para o novo teste, os cientistas da Universidade de Tóquio elaboraram microagulhas porosas biodegradáveis de ácido polilático. Essas estruturas são capazes de extrair o fluido intersticial, uma rica fonte de proteínas biomarcadoras, como os anticorpos, presente na pele.
As microagulhas foram acopladas a um “biossensor de imunoensaio baseado em papel para a detecção de anticorpos específicos para SARS-CoV-2”, conforme explica o autor principal do estudo, Beomjoon Kim. De acordo com os pesquisadores, os anticorpos presentes no fluido correspondem de 15% a 20% dos que estão presentes em amostras de sangue.
De acordo com os autores do estudo, o dispositivo permite o testes de anticorpos de forma minimamente invasiva, simples e rápida. Assim, é uma alternativa ao teste RT-PCR, que funciona através do swab nasal, e ao teste rápido feito com amostras de sangue coletadas do dedo.
Saiba mais: COVID: 5 sinais de que você pode ter tido a doença sem saber
“O dispositivo proposto tem grande potencial para triagem rápida de várias doenças infecciosas além da COVID-19, como um método complementar eficaz com outros testes diagnósticos”, dizem os pesquisadores no artigo.
Além disso, os autores apontam que o tamanho compacto do adesivo é vantajoso para seu uso generalizado. O dispositivo pode ser colocado no antebraço anterior, região que não possui pelos, e se adapta à curvatura da pele.