Psicóloga Cognitivo-comportamental, Neuropsicóloga (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especializada em Análise o Comportam...
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
O que é o Cordão de Girassol?
Criado em 2016 por funcionários do Aeroporto de Gatwick, em Londres, na Inglaterra, o Cordão de Girassol é, além de um acessório, um símbolo utilizado para identificar e auxiliar pessoas com deficiências ocultas. Geralmente, ele é composto por uma faixa verde estampada com vários girassóis.
Ao usar o cordão de girassol, uma pessoa com deficiência oculta, como o autismo, pode ser facilmente identificada por profissionais da saúde ou funcionários no geral. Dessa forma, se necessário, essas pessoas podem receber ajuda ou um suporte adicional.
A princípio, o cordão era usado exclusivamente em aeroportos. No entanto, atualmente, por conta da sua efetividade entre as pessoas com deficiências ocultas, o acessório pode ser facilmente notado em transporte público, hospitais, postos de saúde, mercados, cinemas etc.
“Para pessoas com autismo, passar por procedimentos de segurança e rigidez, como nos aeroportos, em filas de mercados, rodoviárias, restaurantes, postos de saúde, entre outros lugares, pode ser perturbador e até mesmo gerar uma crise, já que gera tensão e nervosismo. O uso do cordão ajuda na identificação do indivíduo, fazendo com que seus direitos sejam respeitados com mais facilidade”, explica a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto.
O que são as deficiências ocultas?
De acordo com Bárbara, as deficiências ocultas são aquelas que não estão visíveis aos olhos da população.
“As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, à comunicação (verbal e não verbal), a comportamentos restritivos e a destemperos emocionais”, afirma a especialista.
Entre as deficiências ocultas estão:
- Autismo;
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
- Demência;
- Doença de Crohn;
- Colite ulcerosa;
- Deficiência intelectual;
- Síndrome de Tourette;
- Deficiência auditiva e visual;
- Paralisia cerebral;
- Fobias relacionadas a voos.
Qual a importância do Cordão de Girassol?
Muito além de apenas auxiliar a pessoa com deficiência oculta, segundo a neuropsicóloga, o uso do cordão de girassol também pode trazer uma série de benefícios, como:
- Ajuda para ler placas de sinalização;
- Ajuda para ler placas de sinalização;
- Auxílio na locomoção;
- Isenção dos processos rotineiros de segurança;
- Exclusão da necessidade de permanecer em filas;
- Recebimento de informações mais detalhadas sobre produtos e serviços dos estabelecimentos;
- Disponibilidade de salas sensoriais;
- Mais tempo de preparo para check-in em aeroportos.
Onde comprar o Cordão de Girassol?
O cordão de girassol pode ser facilmente encontrado em lojas virtuais especializadas em produtos para pessoas com deficiência. Dependendo da loja e da qualidade do produto, o valor do acessório pode variar de 15 a 20 reais.