Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A tendência de nomes curtos, internacionais e com grafias personalizadas segue em alta na preferência de mães e pais brasileiros em 2022, segundo um levantamento realizado pelo site BabyCenter. Além disso, a paixão por nomes como Gael e Lucca para meninos e Liz e Sophia para meninas só cresce no Brasil.
Na onda das letras e sons diferentes, nomes iniciados com Z, como Zyan, Zion, Zaya e Zoe se destacam no ranking do BabyCenter, bem como nomes com Y na grafia, como Anthony, Henry, Ayla e Yasmin.
No caso de Zayn e Emily, a popularidade também se dá por serem nomes ligados a uma celebridade ou a um programa de sucesso — como é o caso do cantor e compositor britânico Zayn Malik e de "Emily em Paris", série da Netflix protagonizada pela atriz estadunidense Lily Collins.
O mesmo ocorre com os nomes Matteo, Dominic e Apollo, que vêm subindo rapidamente na lista dos nomes favoritos do BabyCenter e são apoiados pelo sucesso de atores ou personagens da ficção.
Diana volta a crescer no Brasil
Impulsionada pelos inúmeros conteúdos da cultura pop envolvendo a princesa Diana, como a consagrada série "The Crown" (Netflix) e o filme "Spencer", protagonizado pela atriz estadunidense Kristen Stewart, o nome voltou a crescer no país — assim como suas variantes: Daiana, Diane e Daiane.
Novas tendências
Segundo o BabyCenter, Léo cresce no ranking, notadamente por ser o nome do filho da cantora Marília Mendonça, morta em um acidente aéreo em novembro de 2021. A versão estendida do nome, Leonardo, também vem subindo na lista.
Homenagens também já começaram a surgir entre as tendências, como é o caso do nome de Paulo Gustavo, ator, humorista, diretor e apresentador que morreu em maio de 2021 devido a complicações causadas pela COVID-19.
Embora nomes como Helena e Miguel continuem firmes em suas primeiras posições na lista de nomes mais utilizados, opções como Alice, Maitê, Gael e Noah prometem concorrer pela liderança dos rankings nos próximos anos.
Outro nome que vem se destacando entre os pais brasileiros é Jade, impulsionado pelas influenciadoras Jade Picon e Jade Seba. Essa tendência pode ser explicada também pela grafia curta e internacional, e ainda pela reprise da novela "O Clone" (Rede Globo) e pela inspiração na natureza — outra tendência que segue forte em 2022.
Leia também: 26 nomes para bebês inspirados em flores e seus significados
Nomes internacionais diferentes seguem em alta
Há alguns anos, vem surgindo uma geração de bebês nascidos no Brasil com nomes diferentes e pouco usados no passado, com inspirações em raízes africanas, nórdicas, bíblicas e esportivas. É o caso de Baruk, Asafe, Hadassa, Ayõ, Akin e Ivar.
De acordo com o BabyCenter, nomes internacionais conhecidos, mas com grafias diferentes, também seguem fortíssimos, como Bryan, Isabelly e Heloise.
Alternativas mais originais
É comum que, na hora de registrar o bebê, os pais percebam que o nome escolhido se tornou comum demais. Nessas horas, eles apostam na criatividade e escolhem alternativas parecidas e mais originais — e não está sendo diferente em 2022.
Micael (alternativa a Miguel), Rael (alternativa a Gael), Alicia (alternativa a Alice) e Íris (alternativa a Ísis) são alguns dos nomes que estão surgindo no ranking. Além disso, segundo o BabyCenter, outra forma que as famílias encontram em busca de variações é dar um nome-apelido, como Bella, Malu e Analu.