Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, possui título em Pediatria pelo Hospital Infantil Dar...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
O nascimento dos primeiros dentinhos costuma ser uma fase muito esperada do desenvolvimento dos bebês, mas que também pode causar uma série de preocupações nos pais. Isso porque, muitas vezes, os pequenos sofrem com uma série de sintomas desconfortáveis, que acabam afetando o bem-estar de toda a família.
O fato é que cada criança passa por esse período de um jeito diferente. Mas existem alguns sinais que podem indicar se há algo errado ou não. Para explicar quais são eles, o Bate-papo com o Minha Vida - em parceria com TheraSkin® - conversou com a pediatra-neonatologista Dra. Vanessa Mouawad.
Na transmissão ao vivo, a especialista também aproveitou para dar dicas de como ajudar os bebês a passarem por esse processo. Portanto, veja a seguir as principais perguntas e respostas da entrevista:
Minha Vida: Existe um período específico em que os dentinhos começam a aparecer ou isso pode mudar de bebê para bebê?
Dra. Vanessa Mouawad: O período médio é em torno dos seis meses. Mas, como cada bebê é único, há alguns que ainda não têm nenhum dentinho com 1 ano e tudo bem. Não tem muito problema nascer antes [também]. O que acontece é que, até os 3 anos, os bebês terão 20 dentinhos.
Minha Vida: Tem alguma idade em que, se não apareceu nenhum dentinho, o pai e a mãe devem se preocupar?
Dra. Vanessa Mouawad: É muito frequente com 1 aninho não ter nenhum dentinho. Agora, com 1 ano e meio, já é válido dar uma olhada se não tem [nada de errado]. Mas é muito difícil que seja agenesia de dentes [ausência congênita de dentes]. Então, fiquem tranquilos!
Minha Vida: Em qual ordem os dentes costumam nascer?
Dra. Vanessa Mouawad: Os primeiros dentinhos a nascerem são os incisivos inferiores, os dois [centrais] de baixo. Eles nascem primeiro, porque o intuito é que eles rasguem os alimentos. Mas é importante falar também que, mesmo sem os dentes, o bebê consegue comer os alimentos em pedaços - que é o que a gente indica.
Minha Vida: Tem alguma técnica que possa acelerar esse processo?
Dra. Vanessa Mouawad: Não. Isso a gente não consegue fazer ainda!
Minha Vida: E quais são os principais sintomas de que vem um dentinho por aí?
Dra. Vanessa Mouawad: O principal sintoma é o excesso de salivação. O bebê começa a babar muito, colocar tudo na boca, coçar a região e ficar mais irritado. Muitas vezes, o sono piora e o bebê começa a acordar mais vezes, ficar mais choroso e querer mais colo.
Para saber mais sobre o nascimento dos primeiros dentes, confira o bate-papo completo no topo da página!