Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Tem quem prefira dormir no absoluto silêncio, mas também há quem conte com a ajuda de uma boa música para relaxar e pegar no sono. Além das melodias calmas e suaves, feitas especialmente para esse objetivo, outras canções da playlist também podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila, incluindo músicas de rock.
É o que aponta um levantamento feito pelo site britânico Mornings.co.uk, publicado em julho deste ano. Com base na ciência, a equipe elencou músicas de diferentes gêneros musicais com características que mais se aproximavam das famosas “canções de ninar”.
Para isso, analisaram 100 canções de ninar disponíveis no Spotify e, com base na programação do aplicativo, observaram dez recursos que as músicas tinham, como: acústica, ritmo, timbre, instrumentação, média de decibéis, entre outros fatores.
Leia mais: Ouvir música triste pode te deixar mais feliz: entenda
Isso permitiu o desenvolvimento de uma escala de “música para dormir”, que variava de zero a 100 para a similaridade das músicas com canções de ninar (sendo 100 mais similar e 0 menos similar). Então, o Mornings.co.uk comparou uma lista com mais de 1.700 músicas das principais paradas do Spotify para entender o quão indutoras de sono elas eram.
No gênero rock, quem lidera o ranking é Elton John, com a música “Your Song”. O artista volta a aparecer na lista em terceiro lugar, com “Mona Lisas and Mad Hatters”. Bandas como Beatles, Led Zeppelin e Pink Floyd também não ficaram de fora. Confira a lista completa das dez músicas de rock que ajudam a dormir:
- Your Song - Elton John
-
Going to California - Led Zeppelin
-
Mona Lisas and Mad Hatters - Elton John
-
Golden Slumbers/Carry That Weight - The Beatles
-
Wish You Were Here - Pink Floyd
-
The Load - Jackson Browne
-
Walk On The Wild Side - Lou Reed
-
Every Breath You Take - The Police
-
Desperado - Eagles
-
Imagine - John Lennon
Músicas podem mesmo ajudar a dormir?
Sim, a música é capaz de proporcionar efeitos positivos para o sono. É o que indicam alguns estudos recentes. Uma pesquisa publicada no International Journal of Nursing Studies em 2017 sugere que a intervenção musical pode trazer benefícios para adultos com insônia primária, melhorando a qualidade do sono.
Outro estudo, publicado no Complementary Therapies in Medicine em 2021, mostrou que a música pode melhorar a qualidade do sono, principalmente na latência do sono (período em que ocorre a lentificação da atividade elétrica cerebral), na duração, na eficiência e na disfunção do sono em idosos.