Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Chega a noite do domingo e, com ela, a ansiedade em relação à nova semana que está por vir. Essa sensação de angústia e de constante preocupação com metas, prazos e reuniões está afetando a qualidade do sono de cerca de um terço dos jovens da geração Z (1990-2010) e Millennials (1981-1995).
É o que indica uma pesquisa feita pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM). Os dados mostram que 32% da geração Z e 34% dos Millennials frequentemente têm dificuldade em adormecer nas noites de domingo em comparação com as outras noites da semana.
Para a maioria dos entrevistados (70%), o principal motivo para a perda de sono são as preocupações do trabalho para o dia seguinte. Existe, até mesmo, um termo em inglês para denominar essa sensação tão presente nas noites de domingo: “Sunday Scaries”, que significa “domingos assustadores”, em tradução livre para o português.
Leia mais: Por que dormir bem é tão importante para a saúde?
A pesquisa também mostrou que a maioria dos jovens estadunidenses (64%) está buscando soníferos para ajudá-los a dormir bem, como melatonina (27%) e maconha ou CBD (canabidiol) (20%).
“A ansiedade e o estresse relacionados ao trabalho podem levar ao sono insuficiente, podendo resultar em consequências prejudiciais à saúde”, afirma John Saito, especialista em medicina do sono e membro do Comitê Consultivo de Conscientização Pública da AASM, em comunicado. “O gerenciamento proativo de estressores relacionados ao trabalho pode favorecer um sono mais saudável e um dia de trabalho mais bem-sucedido”, completou.
Como os dados foram coletados
Para a pesquisa, a AASM coletou dados de mais de dois mil adultos nos Estados Unidos em fevereiro deste ano. O estudo consistiu em apenas uma pergunta: “Com qual frequência você tem dificuldade para adormecer na noite de domingo comparado com outras noites da semana?”.
Do total dos entrevistados, 79% responderam que sentem mais dificuldade para pegar no sono no domingo; 11% responderam “sempre ou quase sempre”, 15% “frequentemente”, 30% “às vezes”, 23% "raramente'' e 20% “nunca”. Nos resultados por gênero, 27% dos homens afirmaram que sentem dificuldade para dormir no domingo à noite, enquanto 24% das mulheres disseram o mesmo.
Saiba mais: Site britânico lista 10 músicas de rock que ajudam a dormir
Dicas para dormir melhor
Levando em consideração os resultados, a AASM recomendou alguns hábitos que podem ser adicionados à rotina diária para melhorar a qualidade do sono, principalmente aos “domingos assustadores”, como:
- Preparar-se para a próxima semana completando tarefas domésticas e pessoais durante o fim de semana para evitar sobrecarga na segunda-feira;
-
Distribuir tarefas semanais, como limpeza, compras e lavar roupas, durante a semana para não acumular todas elas no domingo;
-
Relaxar antes de ir para cama com a ajuda de um livro, diário ou banho;
-
Desconectar-se de dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Leia mais: 6 passos para quebrar o hábito de ficar acordado até tarde
Além disso, a organização também recomenda que os adultos durmam, pelo menos, sete horas por noite para promover a saúde.