Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo Patrocinado
A gripe é uma doença comum e você provavelmente já sabe que ela provoca sintomas como febre, congestão nasal, indisposição, cansaço, dor no corpo, dor de cabeça e dor de garganta. O que talvez você não saiba é como o vírus consegue afetar tantas partes do corpo.
A infecção acontece quando aspiramos partículas emitidas no ar por pessoas contaminadas ou, então, quando entramos em contato com superfícies contaminadas e, em seguida, tocamos os olhos, o nariz ou a boca.
A partir daí, o vírus, chamado influenza, começa a se espalhar pelas células que revestem essas três regiões mucosas, provocando sintomas locais, como dor de garganta.
Na intenção de impedi-lo, o sistema imunológico inicia a produção de substâncias inflamatórias que irão se espalhar pelo corpo. A questão é que elas podem provocar cansaço, dor no corpo e dor de cabeça.
Ainda é comum haver um aumento da temperatura corporal e da produção de muco, que protege o aparelho respiratório, mas provoca a congestão nasal. Assim, para desobstruir as vias aéreas e eliminar as gotículas contaminadas, nós passamos a tossir e a espirrar.
Ou seja: os sintomas da gripe nada mais são que uma combinação de quadros provocados pelo vírus e os reflexos do sistema imunológico em ação.
Tratamento
Após cerca de uma semana, a situação tende a se normalizar. Por isso, o tratamento geralmente é focado no alívio dos sintomas por meio de xaropes, analgésicos, antitérmicos e descongestionantes.
A boa notícia é que hoje já existem remédios como Naldecon Multi, que combatem sete sintomas da gripe* para quem não quer ficar tomando vários remédios diferentes.
Outras medidas que podem favorecer uma recuperação rápida são o repouso e a hidratação, muito importantes para repor os líquidos perdidos e dar uma força ao sistema imunológico.
Para orientações mais específicas, o ideal é consultar um médico. Ele poderá verificar se não se trata de algo mais grave, além de acompanhar a evolução do quadro, garantindo que as devidas ações sejam tomadas.
*Dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, febre, indisposição, congestão nasal e cansaço.
NALDECON® MULTI (paracetamol e cloridrato de fenilefrina) M.S. 1.7390.0012. Combate os sintomas da gripe. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. (JUL/2022).