Dr. Ronaldo Borges iniciou sua carreira médica após se formar pela Faculdade de Medicina Souza Marques e realizou sua re...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A inclusão de receitas caseiras na rotina de beleza é um ato passado de geração para geração. Entre as centenas de ingredientes utilizados nesse processo está o ovo, conhecido como um grande aliado na etapa de nutrição capilar.
Enquanto a gema é aplicada para nutrir e tratar os fios, algumas pessoas optam por massagear todas as partes do alimento no couro cabeludo com a intenção de estimular o crescimento capilar. Mas o ovo realmente proporciona algum benefício ao cabelo?
Benefícios do ovo para o cabelo
De acordo com Ronaldo Borges, médico anestesiologista e tricologista, o ovo é rico em lipídeos, vitaminas e proteínas de alto valor biológico, o que proporciona grande nutrição ao fio de cabelo e também ao couro cabeludo.
“Um estudo japonês demonstrou que as proteínas do ovo estimulam a produção de fator de crescimento endotelial, o que consequentemente estimularia as células da papila dérmica a produzirem fios”, explica o médico.
Veja também: 7 nutrientes e vitaminas para o cabelo crescer saudável
Ainda segundo Ronaldo, incluir o ovo no processo de cuidado capilar não traz riscos ou prejudica a saúde dos fios, já que o alimento mantém uma boa hidratação e é rico em nutrientes de alto valor biológico.
“Quanto mais ondulado ou crespo for o cabelo, mais sentiremos os efeitos de acalmia, mas todos são beneficiados com a hidratação gerada”, conta.
Como fazer hidratação com ovo
O processo é simples:
- Lave os fios com shampoo;
- Peneire a gema de um ovo e misture com uma quantidade adequada de máscara de tratamento capilar;
- Deixe agir por cerca de 20 minutos;
- Enxágue com água fria, retirando todo o excesso.
Para quem tem como foco o crescimento capilar, Ronaldo alerta que ainda não há uma quantidade suficiente de estudos que comprovem a eficácia do ovo nesse processo.
“Enquanto isso não ocorre, recorremos aos métodos mais consagrados, como, por exemplo, o microagulhamento com medicações específicas diretas no couro cabeludo, chamado MMP (microinfusão de medicamentos pela pele)”.
Recomendado para pessoas com alopécia, esse método utiliza medicações comprovadamente eficazes diretamente no couro cabeludo, como Minoxidil, Biotina, Fatores de Crescimento e Dutasterida.