Formado pela Faculdade de medicina do ABC, fez residência médica em pediatria e neonatologia pela Faculdade de medicina...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Um item que tem se tornado cada vez mais comum no enxoval do bebê é o saco de dormir. Além de manter a criança aquecida a noite toda, sem a chance de se descobrir enquanto dorme, ele também pode ser usado como uma alternativa mais segura para a técnica do charutinho, geralmente usada para acalmar os pequenos durante o sono.
A peça pode ser usada desde os primeiros dias de vida e é indicada para crianças de até 18 meses, apesar de poder ser utilizada até em torno dos três anos de idade. Por ficar preso nos ombrinhos, o saco de dormir permite que a criança se mexa livremente durante a noite e garante mais segurança contra a Síndrome da morte súbita do lactente (SMSL).
Apesar de todas as vantagens, é preciso tomar cuidado na hora de usar o saco de dormir com o seu bebê e prestar atenção no modelo que está comprando. Caso seja colocado de forma errada ou seja um modelo inadequado para a criança, existem riscos à saúde do bebê, podendo levar até à asfixia.
“Para que os sacos de dormir sejam seguros, eles devem ter tamanho adequado para cada idade, a temperatura do quarto e o tipo de tecido devem ser avaliados para evitar superaquecimento e os braços e a cabeça devem ficar livres e descobertos. As pernas e o quadril também devem ficar soltos”, afirma Paulo Nardy Telles, pediatra e neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Quais modelos de saco de dormir para bebê são adequados?
A especialista em enxoval da Lefante, Fernanda Ricco, explica que existem diferentes modelos de saco de dormir em diferentes tecidos para que possam ser usados no inverno, no verão e na meia estação. Além disso, há indicações específicas dependendo da idade da criança.
Modelos que possuem golas largas demais, zíperes fracos, tecidos inadequados, cordões e etiquetas longos devem ser evitados. Porém, mesmo com a contraindicação, ainda há várias peças disponíveis em lojas físicas e on-line que se encaixam nessa descrição. Por isso, é importante prestar atenção antes de comprar o saco de dormir.
Os tecidos seguros que podem ser encontrados no mercado são:
- Rayon de bambu - Macio e quentinho;
- Microvelo - Macio e absorve umidade;
- Malha de algodão - Respirável e quentinha;
- 100% algodão - Macio e fresquinho;
- 100% poliéster - Macio e quentinho;
- Algodão orgânico - Para peles sensíveis;
- 100% lã polar - Macio, respirável e quentinho.
Como usar o saco de dormir de forma correta?
Segundo Paulo Telles, a forma correta de usar o saco de dormir é:
- Deixar os braços da criança livre para caso do bebê rolar;
- Sempre prestar atenção no tecido e na temperatura do quarto para o bebê não ficar superaquecido;
- Os quadris devem sempre estar soltos;
- Não usar modelos com abertura da cabeça larga, pois o bebê pode escorregar para dentro do saco e sufocar;
- Não usar sacos de dormir com capuz ou com algo de fique na cabeça ou próximo ao rosto do bebê;
- Ter atenção para a existência de fios ou cordões que ficam soltos, pois há um grande risco de estrangulamento ou de fazer um torniquete;
- Leia com atenção as instruções sobre idade de uso e tamanho do produto, modelos largos ou apertados demais podem trazer riscos.
Além disso, é importante ter atenção ao desenvolvimento do bebê. Caso a criança esteja começando a se levantar sozinha, o uso do saco de dormir pode ocasionar uma queda e, por isso, deve ser reavaliado.
Outro ponto de atenção é que esse item deve ser usado de forma única, sem a presença de outras roupas de cama no berço para evitar possíveis asfixias durante a noite.
Benefícios do saco de dormir para bebês
De forma geral, o saco de dormir apresenta diversos benefícios tanto para as crianças quanto para os pais, o que explica o aumento da procura pelo item.
“O motivo da popularização é que eles são itens de segurança. Os bebês até um ano de idade não devem usar cobertores, mantas, lençóis ou qualquer peça solta no berço: as peças soltas podem cobrir o rosto do bebê, que não sabe retirar, e sufocá-lo. Então como manter o bebê aquecido? Usando sacos de dormir”, explica Rocco.
Diversos estudos apontam que o saco de dormir é o item mais seguro para prevenir a SMSL, diferente de outras roupas de cama que ainda são avaliadas como possíveis causas da síndrome.
Além disso, a peça também promove uma sensação de aconchego para a criança, o que a ajuda a dormir com mais facilidade.
“Assim, os benefícios do saco de dormir incluem: manter o bebê aquecido sem risco de sufocamento, permitir que o bebê role de forma livre e segura no berço e, diferente dos swaddles/cueiros, permitir que o quadril fique livre, diminuindo o risco de displasia”, aponta Paulo Telles.
Fonte
Fernanda Ricco da Lefante, marca parte do Guia do Just Real Moms