Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A henna é um pó originário da trituração de folhas que produzem um corante natural. É muito usada como uma forma de colorir o cabelo sem recorrer ao uso de tinturas e de produtos químicos.
Porém, segundo o tricologista Tharik Bonomo, as opções de henna encontradas no mercado possuem metais em sua composição. “Elas acabam não sendo compatíveis com outros procedimentos estéticos, como mechas, e até mesmo com coloração que contenha amônia”, conta.
Henna funciona em cabelo branco?
Por não ser um produto totalmente industrializado, a pigmentação da henna varia de acordo com o tom do cabelo. Pessoas com fios brancos, por exemplo, podem ter uma dificuldade maior ao colorir as mechas, já que o pó não consegue pigmentar esse tom de cabelo.
Veja também: Cabelos brancos: em que idade devem aparecer?
Também é importante ter atenção à limitação ao tonalizar os fios, já que a henna possui apenas três cores principais: preto, castanho e vermelho. O último, dependendo do tom atual do cabelo, tem como resultado nuances acobreadas.
Como usar a henna no cabelo?
Há diferentes técnicas para a aplicação da henna. Para quem busca tons acobreados, por exemplo, uma colher de açafrão costuma ser indicada durante a mistura. No geral, a recomendação é:
- Lave os fios com um shampoo neutro;
- Misture a quantidade ideal do pó para o seu cabelo com água em um recipiente de plástico ou cerâmica;
- Após obter uma textura homogênea, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura por todo o fio;
- Cubra o cabelo com uma touca plástica e deixe o produto agir por até 40 minutos;
- Enxague bem.
Henna danifica o cabelo?
A henna não possui componentes considerados agravantes à saúde dos fios, assim, pode ser aplicada por pessoas com todas as curvaturas - lisa, ondulada, cacheada e crespa. Entretanto, fios que possuem produtos como progressivas devem ser lidados com atenção.
“Há várias marcas de henna com composições variadas. Quanto mais natural ela for, menos prejudicial será para o seu cabelo, e melhor será a compatibilidade com outras técnicas de embelezamento capilar”, explica Tharik .
O especialista conta ainda que alguns médicos ginecologistas costumam autorizar as gestantes a usarem henna por acreditarem na “pureza” do produto. “Porém, nem todos são tão puros como parecem. Devemos sempre observar a composição do produto e a orientação do profissional cosmetólogo ou cabeleireiro”.
Veja também: Grávida pode pintar o cabelo?
Quanto tempo dura a henna?
No geral, a pigmentação da henna costuma durar cerca de 30 lavagens. Caso seja necessária uma remoção mais rápida, o ideal é procurar a ajuda de um profissional, já que o processo de descoloração não é eficiente nesse processo.
Veja também: Como fazer a tintura dos cabelos durar mais?
“A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) não é 100% compatível com alguns ativos que podem conter na henna, como, por exemplo, os metais. Isso pode ocasionar, inclusive, em corte químico nos fios”, alerta Tharik.