Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iO cabelo é, sem margem a dúvidas, a moldura do nosso rosto e merece ter cuidados constantes. Mas o primeiro passo para mantê-lo sempre saudável é fazer a sua limpeza correta.
Isto porque, quando sofrem com os agentes externos, os fios são atingidos pela perda da umidade e da queratina - o que acaba por provocar danos à saúde capilar. Para tanto, a higiene adequada é fundamental. E quando feita com os produtos apropriados, com aplicação acertada, ela só traz benefícios.
A maioria das pessoas deve considerar que lavar os cabelos seja algo simples e corriqueiro. Afinal, faz parte dos nossos hábitos de asseio para remover as impurezas e ainda para o controle de fungos e bactérias inerentes ao nosso dia a dia.
No entanto, muita gente comete alguns enganos básicos na hora da higienização, que podem prejudicar bastante os fios, o couro cabeludo e a fibra capilar. Saiba que até mesmo algumas doenças podem ser adquiridas se não lavamos o cabelo do jeito certo.
Cuidados na hora de lavar o cabelo
Primeiramente, é bom ter conhecimento que somente a água não hidrata ou limpa os cabelos. Então, não molhe os fios sem lavá-los, pois estará proporcionando o aparecimento de futuras doenças capilares, assim como estimulando a desidratação dos fios.
Além disso, evite lavar os cabelos à noite. O couro cabeludo leva cerca de 12 horas para secar totalmente e durante o sono o metabolismo diminui, o que faz com que os fios demorem ainda mais para secar. Além disso, no dia seguinte, o aspecto não será dos melhores.
Uma lavagem apropriada também nunca deve ser feita com água quente, porque ela vai trazer prejuízos tanto aos cabelos quanto ao couro. As temperaturas elevadas retiram a oleosidade natural, a camada protetora e resseca os fios.
Por isso, dê preferência ao uso de água morna. Se por acaso conseguir usar a água fria, ela é bastante benéfica porque ativa a circulação do sangue, o que favorece a renovação celular e auxilia na irrigação dos vasos capilares. Isso significa temperatura em torno de 22 graus.
Quais produtos usar na lavagem do cabelo?
No caso dos produtos, é preciso utilizar um xampu e um condicionador adequados ao seu tipo de cabelo. Uma informação essencial é que o uso incorreto ou exagerado de cosméticos pode agravar ou desenvolver problemas nos fios e couro cabeludo.
Afinal, ainda existem xampus que só lavam e não tratam dos cabelos. São verdadeiros “detergentes” que não são indicados para quem quer ter cabelos bonitos e saudáveis.
Hoje, existe uma nova geração de fórmulas com base em óleos essenciais de frutas e plantas, que otimizam a reposição de nutrientes. Além daqueles livres de substâncias químicas comuns, como sulfatos, parabenos, petrolatos, silicones, entre outros. Na escolha dos produtos, busque a ajuda de um dermatologista ou tricologista que te oriente sobre qual é o melhor para o seu caso.
No banho, quando a pessoa está fora do jato direto de água do chuveiro, a colocação do xampu não deve ser feita diretamente no couro cabeludo e, sim, nas mãos previamente limpas - para que se possa regular a quantidade de produto a ser usado, sem exageros. Isso porque associamos a limpeza dos cabelos à quantidade de espuma que conseguimos fazer com o xampu. E isso é uma crença errada!
Em seguida, aplique o xampu somente no couro cabeludo, porque a espuma produzida já limpa os fios. Na hora de usar o condicionador, coloque-o apenas nos fios, em torno de uns 10 centímetros de distância da raiz - nunca aplique-o diretamente no couro cabeludo.
Atenção às particularidades dos produtos
Em especial aos adeptos dos produtos em barra, tenham cautela com algumas peculiaridades desse tipo de produto. Porque eles podem gerar atrito da barra sobre os fios até fazer espuma, o que pode facilitar a ruptura do cabelo.
Por isso, é necessário mais cuidado quando usados em fios muito finos. O indicado, nesses casos, é umedecer e esfregar a barra nas mãos até formar espuma. Quando usados no couro cabeludo oleoso, esses produtos podem ressecar os fios na sua extensão, devendo, portanto, ser utilizados para higienização apenas da raiz.
É válido destacar ainda que certos produtos e tratamentos podem recomendar usos específicos. Mas, em geral, a aplicação de xampu apenas uma vez e a utilização de máscaras condicionadoras ou somente o condicionador nos fios é suficiente para limpar e hidratar os cabelos.
Normalmente, quando se opta por produtos de alta qualidade - isto é, que apresentem realmente os ativos desejados -, estes já são formulados para atingirem o resultado e não será a repetição da aplicação que modificará o efeito esperado.
Entretanto, como há diversos princípios ativos que devem ser considerados no tratamento e higiene do cabelo e couro, sobretudo em casos mais complexos ou que tenham problemas capilares, como a seborréia, é indicado consultar um especialista da área.
Como deve ser feita a lavagem dos fios?
Outro ponto importante é que a lavagem precisa ser realizada de maneira suave e eficiente, com movimentos circulatórios que deverão abranger toda a extensão do escalpe. Ou seja, não esfregue o couro cabeludo com força na hora de passar o xampu.
Também deve ser evitado o uso de qualquer objeto ou instrumento com ponta que possa provocar futuras lesões no tecido, inclusive as unhas. Por isso, use sempre delicadamente e com cuidado as pontas dos dedos ao aplicar o produto, para não ativar demasiadamente as glândulas sebáceas.
E tenha atenção ao momento do enxágue! É preciso remover todos os resíduos do xampu e do condicionador para que ocorra a reação natural de absorção dos produtos e o fechamento das cutículas, estabilizando desta forma o pH dos fios.
Ao terminar, procure secar os cabelos com delicadeza, pois quando estes estão molhados, eles se tornam mais frágeis. Escolha uma toalha macia para secá-los, e se fizer uso de secador ou similares, aplique um produto térmico para protegê-los do calor.
Para finalizar, ao escová-los, use pente de madeira ou osso com dentes espaçados. Isso porque eles provocam menos eletricidade e ainda facilitam a escovação, evitando a quebra dos fios e o frizz.
Quantas vezes por semana tem que lavar o cabelo?
Em relação a quantas vezes na semana é aconselhável lavar os cabelos, dependerá de algumas condições, como o tipo de cabelo, hábitos pessoais, além de fatores externos, como: prática de esportes, contato diário com água salgada, entre outros - que influenciam a frequência adequada de higienização deles.
Portanto, não existe uma regra rígida e unânime para todos quanto à assiduidade na lavagem. A periodicidade costuma variar em cada caso. Mas saiba também que quando a pessoa lava os cabelos mais de uma vez ao dia pode retirar os nutrientes necessários à manutenção da saúde dos cabelos e da pele.
O que geralmente predomina no consenso dos especialistas é que o ideal é haver uma determinada alternância, com uma pausa, em média, de 1 a 2 dias para a lavagem. E apenas uma lavagem com uso de xampu e condicionador por dia! Isso é mais importante para os homens que, em geral, lavam os cabelos sempre que tomam banho e, muitas vezes, mais de um banho por dia.
Por fim, é válido ressaltar que a hidratação dos cabelos não está relacionada à lavagem. Este processo (a hidrofobicidade) não se dá somente à base de água e, sim, da capacidade de retenção da mesma nas fibras capilares. E ele é obtido por meio de ativos que possibilitam a retenção de água nas fibras.