Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
As dores do início da menstruação podem ser bastante incômodas e atrapalhar as tarefas do dia a dia. Porém, é possível aliviar as cólicas menstruais com dois truques simples e rápidos: comer um pedacinho de chocolate meio amargo e ouvir música.
Essa é a sugestão dos pesquisadores da Universidade Manisa Celal Bayar, da Turquia. A principal hipótese por trás dessas dicas é que o chocolate e a música são capazes de liberar endorfina no organismo, que atua como sedativo natural, reduzindo a intensidade das cólicas.
Saiba mais: Como aliviar a cólica menstrual por meio da alimentação
Como o estudo foi feito?
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 84 voluntárias, com idades entre 18 e 25 anos, divididas em três grupos: as do primeiro recebiam um pedaço de 40 gramas de chocolate amargo por dia antes e durante os primeiros dias de menstruação; as do segundo eram tratadas com música terapêutica por 30 minutos, diariamente; as do terceiro não receberam nenhum tipo de tratamento, nem mesmo analgésicos.
Antes mesmo de iniciar o estudo, que foi publicado no European Journal of Integrative Medicine, as voluntárias classificaram o nível das cólicas menstruais dentro de uma escala de 1 a 10, sendo o menor número a intensidade mínima e o maior, a máxima. De acordo com os pesquisadores, o nível médio de dor caiu de seis para cinco nas jovens que receberam chocolate e de sete para seis no grupo das que ouviram música.
Já aquelas que faziam parte do grupo controle, ou seja, que não receberam tratamento, os níveis relatados de dor permaneceram os mesmos.
Leia mais: 3 posições de yoga que ajudam a amenizar cólicas menstruais
Fique de olho nas dores intensas
Apesar de os resultados do estudo indicarem que houve um efeito significativo na redução da dor menstrual, conforme a avaliação dos pesquisadores, é importante ressaltar que cólicas muito intensas podem ser sinal de endometriose.
Nesse caso, é importante buscar ajuda médica, principalmente se as dores forem incapacitantes, interferindo nas atividades do dia a dia e, até mesmo, nas relações sexuais.
Saiba mais: Cólica intensa pode ser sinal de endometriose! Saiba os sintomas da doença e como procurar ajuda