Médica, pela faculdade de tecnologia e ciência, especialista em dermatologia pelo IPEMED, especialista em medicina estét...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O Super Bonder é um item muito presente no cotidiano, especialmente em ambientes de trabalho ou para resolver problemas domésticos. Por ser um adesivo poderoso, o contato dele com a pele pode ser motivo de incômodo.
De acordo com Bárbara Carneiro, médica especialista em dermatologia pelo IPEMED e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética, existem produtos específicos voltados para a remoção da supercola da pele ou das unhas. Chamado de “descola tudo”, a substância contém carbonato de propileno e pode ser encontrado em casas de construção, farmácias e até em supermercados.
Porém, também existem métodos caseiros para remover o Super Bonder! O MinhaVida separou cinco deles para experimentar; confira!
1. Mergulhar em água quente
O método é simples e apresenta bastante eficácia, especialmente nos casos em que a cola ainda não está totalmente seca. A água quente, ao evitar que a cola seque, permite que você retire-a aos poucos.
Primeiro, use um recipiente para esquentar a água, mas evite deixá-la ferver para não queimar a pele. Mergulhe o dedo na água morna por dez minutos e, durante esse tempo, passe a unha na superfície da cola ou utilize uma lixa de unha para removê-la.
2. Usar acetona no local
A acetona, comumente utilizada para remover o esmalte das unhas, também pode ser útil para retirar o Super Bonder da pele, pois sua fórmula é capaz de amolecer o cianoacrilato — substância presente na supercola. Para isso, deposite um pouco de acetona em um algodão e esfregue sobre a área colada até a cola começar a sair. Para ajudar, você pode usar uma lixa de unha.
É importante destacar que, por ser um produto corrosivo, a acetona pode agredir levemente a pele. Então, após o uso, o ideal é lavar a região com água morna e sabonete.
3. Esfregar com sal
O sal pode ser combinado com a água morna, pois permite descolar parcialmente o Super Bonder antes de esfregar com o sal. Para isso, pegue um pouco de sal e adicione na região colada. Em seguida, esfregue na pele para fazer uma pequena esfoliação até o Super Bonder sair totalmente.
4. Usar sabão em pó
Usar sabão em pó com água morna, além de remover a cola da pele, também pode ser útil em casos que ela gruda na roupa — especialmente por não degradar o tecido, ao contrário da acetona. Coloque duas colheres de sopa de sabão em pó em cerca de 50 ml em água, misturando até que fique homogêneo.
Em seguida, mergulhe a área afetada na pasta durante cinco minutos até que a cola comece a sair. Para retirar os resíduos restantes, pode-se misturar novamente o sabão e a água até formar uma pasta esfoliante.
5. Manteiga e óleos naturais
A manteiga e os óleos de origem animal ou vegetal, como óleo de coco, podem ser úteis para separar a cola da pele, uma vez que hidratam a cola e facilitam o processo de remoção. A técnica é útil especialmente para remover resíduos que ficaram após a limpeza com água morna e sabão, por exemplo.
Primeiro, aplique uma pequena quantidade de óleo ou manteiga sobre a pele e esfregue até que a cola amoleça e desgrude. Se necessário, aplique o produto novamente.
Como retirar o Super Bonder dos dentes?
De acordo com Bárbara, a melhor forma de remover o Super Bonder dos dentes é realizar uma escovação mais intensa, por cerca de vinte minutos. Faça bochechos com água e enxaguante bucal repetidas vezes até a cola sair totalmente. Caso não saia, o recomendado é ir ao pronto socorro ou ao dentista para a remoção mais adequada.
Reações adversas do Super Bonder na pele
Embora o Super Bonder não seja um produto tóxico, o contato com a pele pode ressecar a mucosa e causar a necrose do tecido conjuntivo, especialmente se mantida a longo prazo na cútis.
Caso ela entre em contato com os olhos, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente para evitar irritações ou mesmo lesões oculares. Nessas situações, lave a região abundantemente com água morna e evite esfregá-la.
Saiba mais: Técnica de alongamento de unhas pode aumentar o risco de câncer