Dr Ronan Araujo é médico, especializado em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), membro efetivo d...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO quiabo é um alimento altamente nutritivo, que oferece uma série de benefícios à saúde quando incluído em uma rotina alimentar equilibrada. Diante de todas as suas propriedades nutricionais, um grupo de estudantes brasileiros sugeriu uma nova forma de consumo do fruto que poderia beneficiar diretamente as pessoas com diabetes: a água de quiabo.
A descoberta, que foi originalmente divulgada em 2013, tem como promessa o controle dos níveis de açúcar no sangue. Para isso, bastaria retirar as pontas de quatro quiabos, cortá-los ao meio e deixá-los em um copo com água. A recomendação sugere a ingestão do líquido no dia seguinte, em jejum.
Entretanto, assim como outros tratamentos caseiros para diversas doenças, a água com quiabo gerou grande preocupação por parte da comunidade médica. Isso porque surgiram vários relatos de pacientes com diabetes que trocaram seus medicamentos prescritos pelo método alternativo. Mas, afinal, tomar água de quiabo cura o diabetes?
Água de quiabo ajuda no tratamento do diabetes?
De acordo com especialistas, apesar de oferecer alguns benefícios, a água de quiabo não deve ser usada para tratar o diabetes. “Serve somente como um auxílio para ajudar a controlar os níveis de glicose, mas não substitui os tratamentos com o médico”, afirma o médico especializado em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Ronan Araujo.
Ao comentar sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) declarou que o uso da água de quiabo para esta finalidade pode provocar danos irreversíveis à saúde. “A SBD vê com grande preocupação a divulgação por grandes veículos de comunicação formas ‘alternativas’ de tratamento do diabetes sem qualquer base científica, pelo seu potencial de malefício, especialmente para as pessoas em uso de insulina”, avisa em comunicado.
O órgão ainda reforça que, embora ainda não seja curável, o diabetes pode ser controlado com medicamentos encontrados de forma gratuita em farmácias populares e unidades básicas de saúde. Além disso, a SBD lembra que é importante que as pessoas com diabetes mantenham outros hábitos complementares ao tratamento medicamentoso, como alimentação saudável, atividade física regular e realização de consultas e exames periódicos com especialistas.
Benefícios da água de quiabo
Embora a água de quiabo não sirva para o tratamento do diabetes, ela agrega, sim, alguns benefícios importantes para o organismo. Segundo o nutrólogo Ronan Araujo, alguns deles são:
- Ajuda no controle de peso;
- Auxilia no funcionamento digestivo;
- Possui ações anti-inflamatórias;
- Fortalece os ossos;
- Pode ajudar na prevenção de anemia;
- Ajuda no combate a gripes e resfriados;
- Faz bem para a saúde de gestantes.
Água de quiabo emagrece?
Fora todas essas propriedades, há ainda quem associe a ingestão da água de quiabo ao emagrecimento. No entanto, o médico Ronan Araujo explica que o líquido é apenas um complemento na dieta de quem busca perder peso, devido a sua função de ajudar no controle dos níveis de açúcares no sangue.
“Ainda assim, a água de quiabo não substitui a manutenção de uma dieta balanceada, pois é necessário praticar exercícios físicos frequentemente e fazer acompanhamento com um profissional para emagrecer de forma saudável”, esclarece o nutrólogo.
Como fazer e consumir água de quiabo
Para fazer a água de quiabo, basta cortar quatro unidades do fruto no sentido longitudinal e tirar suas pontas. Depois, é só acrescentar os quiabos em um copo com 200 ml de água e tampar. A recomendação é deixar a mistura de molho durante a noite toda e ingeri-la no dia seguinte em jejum.
Apesar de ser um produto natural, a água de quiabo não deve ser consumida de forma exagerada — que ultrapasse os 200ml diários. Isso porque, de acordo com Ronan Araujo, o fruto possui altos níveis de oxalatos que, se ingeridos em excesso, podem causar problemas nos rins e na vesícula. O nutrólogo afirma ainda que é extremamente importante consultar um profissional antes de iniciar o consumo deste tipo de bebida para não correr qualquer risco.