Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Os nomes bíblicos são uma grande inspiração para as famílias brasileiras na hora de escolher o nome do bebê. Com significados profundos, eles são opções clássicas e fortes que nunca saem de moda. Alguns nomes, em especial, são inspirados em personagens importantes do Antigo e do Novo Testamento.
Para ajudar os papais na missão de nomear o filho ou a filha que está chegando, o MinhaVida selecionou 26 nomes de origem bíblica que são lindos e fogem do comum. Confira a lista a seguir e inspire-se:
Nomes bíblicos diferentes para meninas
Ada: vem de uma forma hebraica que significa “o Senhor concedeu benefícios” ou “lugar de delícias”. O nome é sustentado por dois personagens do Velho Testamento: uma das esposas de Lameque e a esposa de Esaú, irmão de Jacó.
Noemi: significa “encantadora”, “agradável” ou “suave” e vem do hebraico Na’omiy. Na Bíblia, Noemi era sogra de Rute e sua história pode ser lida no Antigo Testamento.
Yarin: quer dizer “aquela que entende e ouve”. É categorizado como bíblico à medida que nomeia a samaritana, conhecida personagem das Escrituras Sagradas.
Salomé: tem origem no aramaico Shalam-zion, que mais tarde foi abreviado para Shalamzu e depois helenizado como Salome. Tem relação com o hebraico shalon, que quer dizer “paz”, por isso, possui o significado de “a pacífica”. Na Bíblia, era a neta de Herodes e uma das mulheres que testemunhou a crucificação de Jesus Cristo.
Azenate: não possui um significado definido, mas acredita-se que o termo hebraico Ac ê nath é de derivação egípcia. Em Gênesis, Azenete é a filha de Potífera e casou-se com José, com quem teve os filhos Manessés e Efraim.
Basemate: possui origem no hebraico e significa “fragrância”, “cheiro agradável”. No Antigo Testamento, Basemate é filha de Elom e casada com Esaú.
Jezabel: considerado um nome bíblico, pois no livro de Reis, na Bíblia Sagrada, é narrada a história de Jezabel, a rainha fenícia de Israel. Seu nome significa “Baal exalta” ou "onde está o príncipe?".
Hosana: na Bíblia, a palavra Hosana não é usada como nome próprio, mas como um pedido de ajuda. Dessa forma, este nome possui os significados de “louvor ao Senhor”, "salvadora", "libertadora", "a que resgata".
Evódia: possui significado incerto, mas acredita-se que tenha origem hebraica. É citado na Escritura Sagrada e quer dizer “aquela que deseja boa viagem às pessoas”.
Merabe: tem o significado de “abundante”, “próspera”, e aparece no Antigo Testamento, como filha de Saul.
Queila: variante gráfica de Keila, que surgiu no hebraico, significa “aquela que reúne os membros de uma congregração”.
Phoebe: este nome é citado como a variante de Febe no Novo Testamento da Bíblia. Em Romanos, no capítulo 16, ela era uma serva da igreja de Cencrécia. Phoebe significa “brilhante”, “pura”.
Abigail: personagem bíblica citada no Antigo Testamento, Abigail significa “alegria de meu pai” ou “aquela cujo pai é alegria”.
Nomes bíblicos diferentes para meninos
Zion: de origem hebraica, Zion significa “terra prometida” e simboliza a colina conquistada pelo rei Davi, próxima à cidade de Jerusalém. Sua versão portuguesa é Sião, mas há ainda outras variantes, como Sion, Zione e Zyon.
Elijah: caracterizado como bíblico, Elijah é citado no livro de Reis como um profeta. Do hebraico, significa “o Senhor é meu Deus”, “Jeová é meu Deus”.
Gideon: variante de Gedeão, quer dizer “aquele que corta com uma espada” e provém do hebreu, a partir do grego gedéon. Na Bíblia, Gideon era um líder militar, juiz e profeta que aparece em diversos livros do Antigo Testamento.
Seth: esse nome possui duas possíveis origens, e uma delas provém do hebraico Sheth, derivado de shith, quer dizer “colocar, definido”, significando “aquele que foi definido”. Foi o nome do terceiro filho de Adão e Eva.
Asafe: de origem hebraica, surgiu a partir do nome Asaph, que significa “coletor”, "cobrador de impostos”. Alguns especialistas também apontam que pode significar “Deus se apoderou” ou “Deus ajuntou para si mesmo”. De acordo com a história bíblica, Asafe tinha uma grande adoração por Deus e foi encarregado por Davi como o adorador principal da Arca da Aliança.
Uriel: provém do hebraico Uryyah e significa “o Senhor é minha luz”, “o senhor é Luz”. É descrito no Antigo Testamento como um grande arcanjo. Uriel também é considerado um dos sete arcanjos na literatura apocalíptica judaica.
Oséias: tem origem no hebraico Oshea, que quer dizer literalmente “salvo”. Na Bíblia, Oséias é um dos Doze Profetas Menores do Antigo Testamento Cristão.
Bartolomeu: provém do aramaico Bar Talmáy, que quer dizer “filho de Thomai”, “filho do que suspende as águas”. O nome é mencionado no Novo Testamento como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que também pode aparecer como Natanael.
Caim: surgiu a partir do hebraico iqayin, que significa “lança”. É um nome bastante conhecido por estar presente no Antigo Testamento, no livro de Gênesis. Foi o primeiro filho de Adão e Eva.
Judá: tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “glorificado”, “exaltado” ou “louvado”. Está presente no Antigo Testamento como um dos filhos de Jacó.
Quemuel: significa “consagração de Deus”, “ajudante de Deus”, “estabelecido por Deus” e possui origem hebraica. Surge em algumas citações como um personagem bíblico.
Benoni: vem do hebraico e significa “filho da minha dor”, “proveniente da minha dor”. Foi o nome escolhido para o filho mais novo de Jacó e Raquel, dado por ela antes de morrer no parto.
Asher: surgiu a partir do hebraico Aser e quer dizer “feliz”, “abençoado”. Na Bíblia, é descrito como um dos doze filhos de Jacó, fruto da relação do pai com Lia, sua primeira esposa.