Referência no país em nutrição funcional integrativa, atua na prevenção tratamento de patologias como doenças autoimunes...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Nada melhor do que relaxar com um bom vinho, não é mesmo? Porém, você está passando por uma restrição de álcool ou não tem o costume de consumir bebidas alcóolicas? O que fazer para aproveitar esses benefícios tão prazerosos do vinho? É fácil: beba vinho desalcoolizado!
Assim como a cerveja, existe vinho sem álcool, que traz inúmeros benefícios para a saúde sem perder muitas características da bebida. Saiba o que é o vinho desalcoolizado, como é produzido e seus principais benefícios a seguir!
O que é vinho sem álcool e como é produzido?
“O vinho sem álcool é um vinho normal feito a partir da uva, que é fermentado e, em seguida, desalcoolizado”, explica a sommelier Fabiana Knolseisen, criadora do podcast Simples Vinho. “O álcool é retirado por um processo físico e não chega a ser zero álcool, mas tem menos de 0,5% de álcool a vinte graus”, completa. Para se ter uma ideia, um vinho comum pode chegar a ter 12% de álcool na mesma temperatura.
Por isso, o nome tecnicamente correto não é “vinho sem álcool” ou “vinho desalcoolizado”, mas, sim, “fermentado de uva desalcoolizado”, segundo a regulamentação brasileira.
A retirada do álcool é feita, essencialmente, através da destilação ou por filtragem. “Pode parecer simples, mas são, na verdade, processos caros e complexos que requerem tecnologias e investimento. Não é qualquer produtor que tem acesso a isso”, afirma Fabiana.
Leia mais: Vinho faz bem? Conheça os tipos, benefícios e como escolher
A filtragem é feita através de um processo chamado osmose reversa, em que o vinho é empurrado a alta pressão contra uma membrana semipermeável. Essa pressão faz com que o álcool e a água se separem dos outros componentes do vinho.
Já a destilação é um processo que consiste em aquecer a mistura a uma temperatura alta até que o álcool evapore. Por fim, a água sem álcool é combinada com os elementos restantes do vinho. “A destilação é feita a baixa pressão, para abaixar a temperatura de ebulição e, assim, evitar perder outros componentes do vinho”, esclarece a sommelier.
Fermentado de uva desalcoolizado e suco de uva: qual a diferença?
É provável que você esteja se perguntando qual é a diferença entre o fermentado de uva desalcoolizado, ou seja, vinho sem álcool, e o suco de uva. A diferença está, justamente, no processo de produção. “O vinho é fermentado e o suco de uva não, falando simplificadamente”, afirma Fabiana.
“A fermentação é feita pelas leveduras. Elas consomem o açúcar do suco e liberam o gás carbônico. Mas além de secretar o álcool etílico, elas secretam outros componentes também. Tem muito mais subprodutos na fermentação além do álcool e do gás carbônico”, detalha. “Existe uma indústria de seleção de leveduras que ajudam os produtores a ressaltarem fatores específicos no vinho, tipo um aroma que ele quer ressaltar ou baixar; deixa o vinho mais neutro, por exemplo”, completa a especialista.
4 benefícios do vinho sem álcool para você conhecer
Mas, afinal, quais são os benefícios do vinho sem álcool? De forma geral, muitas das características positivas do vinho comum, como a redução da pressão arterial e do estresse oxidativo (devido aos polifenóis) estão presentes na versão desalcoolizada também. Porém, há ainda as vantagens oferecidas pela retirada do álcool. Confira a seguir:
1. Protege contra infecções e inflamações
O fermentado de uva desalcoolizado, ou vinho sem álcool, é rico em polifenóis. “Essas são substâncias antioxidantes, que agem combatendo os radicais livres do organismo. Quanto menos radicais livres, mais saúde e menos chances de desenvolver doenças crônicas”, explica a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac Munaro.
Saiba mais: 8 benefícios do vinho para a saúde
A partir dessa função antioxidante, os polifenóis presentes no vinho, principalmente o resveratrol, protegem o organismo contra infecções, inflamações e outras condições que possam afetar a saúde, de acordo com Luanna.
2. Reduz o risco de doenças cardíacas
O consumo exacerbado de álcool pode trazer impactos negativos para a saúde, como o desenvolvimento de doenças cardíacas, como arritmia cardíaca, hipertensão arterial, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC). Com a retirada do álcool, beber vinho se torna uma opção mais benéfica para a saúde do coração.
Além disso, lembra que comentamos que os polifenóis presentes no vinho podem proteger contra uma série de doenças crônicas? Os problemas cardíacos também estão incluídos nesse rol. Então, beber vinho sem álcool é um cuidado extra contra doenças do coração.
3. Ajuda a emagrecer
Isso mesmo! O vinho sem álcool, por não conter esse componente, tende a ser mais baixo em calorias e em carboidratos do que um vinho normal. Por isso, ele pode ser um aliado do processo de emagrecimento. Porém, a nutricionista Luanna alerta: “Depende do contexto geral de hábitos de vida”. Ou seja, para que a perda de peso seja eficaz, é preciso, principalmente, seguir uma dieta balanceada e saudável e praticar exercícios físicos.
4. O sabor é similar ao vinho comum
É claro que não podíamos deixar de falar sobre o sabor do fermentado de uva desalcoolizado. Por muito tempo, os vinhos sem álcool tinham uma fama de serem menos saborosos do que os vinhos comuns, o que, até certo ponto, fazia sentido.
“No vinho comum, o álcool oferece um calor e tem o que a gente chama de ‘corpo do vinho’, que é o peso que o vinho tem na boca. Além disso, por ser volátil, ele é condutor de aromas. Por isso que, na degustação, o pessoal cheira a taça de vinho. O álcool que conduz esses aromas e, por isso, vinho sem álcool pode ficar menos aromático”, revela Fabiana.
Leia mais: Vinho combina com o quê? Aprenda a beber o vinho certo
Porém, a sommelier esclarece que, atualmente, a tecnologia usada para desalcoolização do vinho permite que seus atributos sejam mantidos. “Hoje em dia, os processos são focados e projetados para conservar tudo o que o vinho tem de bom e retirar só o álcool. O sabor melhorou bastante e a similaridade com o álcool normal aumentou muito”, afirma.
Então, que tal acrescentar essa opção mais saudável e saborosa para os seus dias de comemoração e descanso?