Dermatologista formada em Medicina pela UNIDERP (Campo Grande - MS), com pós-graduação e especialização "lato sensu" em...
iRedatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
Para os fãs de maquiagem, o verão pode ser um tanto quanto frustrante. Isso porque, devido às altas temperaturas, é normal haver um aumento da transpiração e da oleosidade da pele - que, por sua vez, facilitam o “derretimento” da make.
Quem mais sofre com esse problema são as pessoas com pele oleosa, que são a maioria no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A boa notícia é que, com alguns truques simples, é possível driblar ou pelo menos reduzir esse efeito negativo do verão. Veja como:
1. Use produtos feitos para o seu tipo de pele
“Uma pele bem cuidada faz toda a diferença no resultado da maquiagem”, afirma a maquiadora Laura Ferreira. Por essa razão, ela recomenda limpar e hidratar o rosto todos os dias com produtos adaptados às suas características para controlar a produção de oleosidade.
2. Hidrate-se!
Também é fundamental beber cerca de dois litros de água por dia para manter o corpo sempre hidratado. Isso deve deixar a pele mais bonita, saudável e viçosa, favorecendo, consequentemente, a fixação da maquiagem.
3. Mantenha uma dieta equilibrada
Comer bem é outro fator que pode fazer toda a diferença, porque, segundo a dermatologista Maria Clara Couto, dependendo do que a pessoa consome, ela pode suar mais ou menos.
O recomendado é reduzir a ingestão de café, chá verde, alho e cebola - que são alimentos termogênicos - se você NÃO quer aumentar as suas taxas de transpiração. Para evitar que a pele fique muito oleosa, os especialistas também pedem para dar preferência ao consumo de frutas, verduras e carnes brancas ao invés de pães, frituras, bebidas alcoólicas e carnes vermelhas.
4. Utilize um primer
O produto deve ser usado antes da base ou do BB cream. Ele ajuda a fechar os poros abertos, dando uma força extra na fixação da maquiagem. De acordo com a maquiadora Laura Ferreira, há diversas opções no mercado, incluindo algumas específicas para pele oleosa e outras resistentes à água, que têm uma resistência ainda maior.
5. Dê preferência aos pincéis
Em meio à correria da rotina, é comum utilizar as mãos para passar os produtos de forma mais rápida e prática. No entanto, se o objetivo é manter tudo no lugar até o fim do dia, vale a pena investir um tempo na aplicação por meio do uso de pincéis, principalmente para a base.
Afinal, conforme explica a especialista Laura Ferreira, “quando usamos as mãos, o produto acaba aquecendo e isso pode deixar a pele mais oleosa, o que vai interferir na durabilidade da make”.
6. Aposte em uma bruma ou um spray fixador
Para finalizar, a dica é usar uma bruma ou spray fixador. Eles vão ajudar a criar uma camada fina, leve e invisível por cima da maquiagem, evitando que ela derreta ou desbote com o passar das horas.
A maior diferença entre os dois é que a bruma também pode ser usada logo após os produtos de pele, enquanto o fixador é indicado preferencialmente para encerrar todo o processo.
7. Tenha cuidado na hora de limpar o suor
E se mesmo assim a maquiagem começar a derreter, não se desespere! A maquiadora Laura Ferreira indica limpar o rosto com pequenas batidas usando um lenço de papel. “É importante pressionar levemente a pele sem esfregar para evitar que os produtos saiam”, alerta.
Em seguida, é só aplicar o pó translúcido para selar o que estava derretendo e retirar as sobras de oleosidade. Um pouco de bruma fixadora depois pode ajudar a hidratar a make, deixando tudo com um aspecto mais natural. O importante é não deixar o calor estragar a sua produção!