Alguns itens são fundamentais para quem deseja uma vida saudável. Nessa lista, além de uma alimentação balanceada, as at...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O Brasil fez sua estreia na Copa do Mundo do Qatar na quinta-feira (24) e, aos 34 minutos do segundo tempo, Neymar Jr. foi substituído, deixando o campo com uma expressão de dor. O chefe médico da delegação afirmou que o camisa 10 sofreu uma entorse no tornozelo, uma das lesões mais comuns do futebol.
"O Neymar teve uma entorse. O lance, visto na TV, fica bem claro. Foi um trauma direto, em que o joelho do jogador da Sérvia fez um movimento ocasionando a entorse. Apresentou inchaço, iniciamos tratamento imediatamente. Agora, é aguardar 24, 48 horas, para ter uma ideia mais clara", afirmou Rodrigo Lasmar, chefe médico da delegação brasileira.
Leia mais: Lesões mais comuns na Copa do Mundo: conheça as causas
Além de Neymar, o lateral-direito Danilo também sofreu a mesma lesão durante a partida. Ainda de acordo com Lasmar, a entorse de Danilo foi mais leve do que a do camisa 10, mas “incomodou bastante no fim do jogo”. Ambos os jogadores estarão fora da primeira fase da Copa, podendo voltar a jogar nas oitavas de final, caso o Brasil avance.
O que é entorse de tornozelo?
A entorse de tornozelo, também conhecida como torção de tornozelo, é uma lesão que leva ao rompimento de ligamentos. Ela pode ocorrer em três graus diferentes, caracterizados pela gravidade da lesão e pela maneira como o estiramento ou ruptura dos tendões se deram, conforme explica Ricardo Nahas, ortopedista, médico do esporte e exercício e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), em seu artigo no MinhaVida.
A entorse de grau I é considerada leve. Nela, há alteração das fibras que compõem os ligamentos. Já a torção de grau II é moderada, já que ocorre o rompimento parcial dessas fibras. A lesão mais grave, de grau III, é caracterizada pelo rompimento total dos ligamentos.
Os principais sintomas da entorse de tornozelo são a dor intensa e incapacitante, dificultando o movimento de andar, inchaço, sangramentos (em casos mais graves) e surgimento de hematomas. No caso de Neymar, foi possível notar o inchaço ainda durante a partida, quando o jogador foi substituído.
Saiba mais: Evite as sete lesões mais comuns em corredores
Como é feito o tratamento?
O tratamento para a entorse de tornozelo começa imediatamente após o sofrimento da lesão para evitar que o quadro se agrave. Nesse momento, é possível aplicar gelo e manter o tornozelo lesionado em repouso e em uma posição elevada. Posteriormente, é necessário passar por uma avaliação médica, em que podem ser solicitados exames de imagem para uma análise mais precisa.
O repouso deve ser de 24 a 48 horas, assim como deverá ser o repouso de Neymar e Danilo, de acordo com o chefe médico da delegação brasileira. Porém, o período de tratamento e recuperação da lesão pode durar até 15 dias, em casos leves, e meses, em casos graves. A fisioterapia também é uma aliada no tratamento e ajuda na recuperação.