Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Escolher o nome do bebê pode ser um dos maiores desafios dos pais, então é comum buscar inspiração nos mais diversos lugares, como na natureza e até mesmo na literatura. Nesse contexto, até mesmo a realeza pode servir de inspiração — especialmente se você for fã da família real do Reino Unido.
Pensando nisso, o MinhaVida selecionou 16 nomes de bebês inspirados na realeza britânica que são elegantes e possuem significados (muito!) bonitos. Confira:
Nomes para meninas inspirados na família real britânica
Ana: tradução do nome Anne, vem do original em hebraico Hannah, e significa “graciosa, cheia de graça”. Ana é a única filha da Rainha Elizabeth e tem o título de Princesa Real desde 1987. Atualmente, ocupa a 16ª posição na linha de sucessão ao trono britânico.
Diana: com origem a partir do latim diana, o delicado nome significa “divina”, “aquela que ilumina”, “a luz do dia”. Diana Spencer se tornou Princesa de Gales após se casar com o Rei Charles III, em 1981. Conhecida como Lady Di, foi apelidada de “Princesa do povo” e era bastante adorada pelo público.
Camilla: variação do nome Camila, significa “a sacerdotisa”, “servidora de uma divindade”, “mensageira dos deuses”, “menina de coro” e “perfeição”. Na realeza, Camilla Parker-Bowles é casada com o Rei Charles III e, com a morte da Rainha Elizabeth II, se tornou a nova Rainha consorte do Reino Unido.
Beatriz: traduzido do inglês, Beatrice, significa “a que traz felicidade”, “aquela que faz os outros felizes” ou “viajante”, “peregrina”. Beatriz é o nome da neta da Rainha Elizabeth II e filha do Príncipe Andrew, casada com Edoardo Mapelli Mozzi.
Isabel: forma usual do nome Elizabeth, significa “pura”, “casta”, “aquela que cumpre promessas”. Tornou-se popular por todo o Reino Unido depois que Elizabeth II assumiu o trono, após a morte do pai, o Rei George II.
Eugênia: na tradução do inglês Eugenie, é a variante feminina de Eugênio, que tem origem no grego Eugénios, e significa “bem-nascida”, aquela que tem origem nobre“, “aquela que tem boas origens”. Eugenie de York é neta da Rainha Elizabeth II e filha do Príncipe Andrew.
Carlota: versão em portugues do francês Charlotte, o nome significa “mulher”, “mulher do povo” ou “mulher livre”. Charlotte é bisneta da Rainha Elizabeth II e filha do Príncipe William e da Princesa Kate — sendo a 3ª na linha de sucessão ao trono britânico.
Catarina: traduzido do inglês Catherine, tem origem no grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa “pura”, “casta”. Catherine, mais conhecida como Kate Middleton, é Princesa de Gales e casada com o Príncipe William.
Nomes para meninos inspirados na família real britânica
André: do inglês Andrew, o nome tem origem no grego Andreas e quer dizer “másculo”, “viril”, “masculino”. Na realeza britânica, Andrew é filho da Rainha Elizabeth II e do Rei Consorte Philip.
Eduardo: versão em português de Edward, em origem no germâmico Hadaward e quer dizer "guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” ou “guardião rico”. Edward de York é o filho mais novo da Rainha Elizabeth II e do Rei Consorte Philip.
Jorge: variação de George, possui origem grega e significa “o que trabalha na terra”, “agricultor”. George é o filho mais velho de Kate Middleton com o Príncipe William, e o 2º na linha de sucessão ao trono.
Henrique: versão do inglês Harry, significa “senhor do lar”, “Príncipe do lar”, “governante da casa” ou “comandante do exército”. Harry é o filho mais novo do Rei Charles II e Lady Di e 5º na linha de sucessão do trono britânico.
Luís: traduzido do inglês Louis, o nome deriva do germânico e quer dizer “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro" ou “célebre na guerra”. Terceiro filho do duque e da duquesa de Cambridge, Louis é o 4º na linha de sucessão.
Filipe: tradução de Philip e derivado do grego Phílippos, o nome significa “amigo dos cavalos”, “o que gosta de cavalos”, “o que ama a guerra”. O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, foi marido da Rainha Elizabeth II e Rei Consorte do Reino Unido.
William: com origem germânica, deriva de Willaheim e significa “protetor corajoso” ou “o que deseja proteger”. William, na família real, é o filho mais velho do Rei Charles II com Lady Di, herdeiro do trono britânico.
Carlos: o mesmo que Charles em inglês. O nome tem origem no germânico Karl e significa “homem”, “homem do povo”, “homem livre”. Na família real, Charles é filho da Rainha Elizabeth II e atual Rei do Reino Unido, casado com Camilla Parker-Bowles.