A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio é sócia-diretora da Unidade de Guarulhos do Instituto Pilates. A profissional...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iVocê provavelmente já conhece o pilates feito em aparelhos e até o pilates de solo, mas sabia que existe um novo “tipo” dessa modalidade? Batizado de pilates de parede, a proposta virou mania entre usuários de redes sociais, em especial do TikTok, onde algumas pessoas vêm compartilhando vídeos em que praticam o tal exercício.
Assim como o nome sugere, o pilates de parede nada mais é do que a prática dos exercícios de pilates utilizando a parede como apoio. E é justamente pela simplicidade do formato, que permite a realização dos exercícios em qualquer ambiente, que muita gente se sentiu motivada a experimentar a modalidade.
Vale dizer que os exercícios de pilates são fundamentais para quem busca obter o controle dos músculos do corpo, já que a prática oferece melhora do tônus muscular e confere maior flexibilidade. Com o pilates de parede, não é diferente.
A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, especialista em pilates, explica que os exercícios realizados na parede têm o mesmo efeito dos exercícios em solo ou nos equipamentos. “A única coisa que muda é o apoio, mas a versatilidade e os benefícios são iguais”, afirma.
Benefícios do pilates de parede
De acordo com a fisioterapeuta, no pilates de parede, é possível realizar exercícios de fortalecimento de membros inferiores, superiores e abdômen, além de exercícios de mobilidade da coluna, alongamento, entre outros. Em termos gerais, ele também é uma modalidade que estimula o corpo por um todo. Veja os benefícios dessa prática:
- Corrige a postura
- Melhora flexibilidade e o equilíbrio
- Reduz e previne dores
- Alívio de tensões musculares
- Foco na respiração
- Maior mobilidade articular
- Evolução da marcha e corrida
- Aumento do tônus muscular
Leia também: Pilates para pessoas com diabetes: benefícios no combate à doença
Exercícios do pilates de parede
Se você ficou interessado(a) em testar o pilates de parede, separamos alguns exercícios mais comuns, indicados pela fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, que podem ser feitos desde já. Confira a seguir:
1. Ponte
O exercício de ponte ajuda na ativação dos glúteos e abdômen, além de proporcionar mais mobilidade da coluna. Com os braços esticados para os lados, deite-se no chão de frente para a parede e de pernas para cima. Apoie os pés na parede e eleve o quadril. Faça duas séries de repetições com 15 segundos cada.
2. Prancha
Muito semelhante ao tradicional exercício de prancha, a diferença é que este utiliza os pés apoiados na parede e as mãos no chão em vez do antebraço. O objetivo é o fortalecimento isométrico de abdômen. Após sua posição inicial, basta elevar o corpo e segurar por 15 segundos, realizando duas repetições assim.
3. Panturrilha
Esse exercício é ótimo para quem deseja fortalecer e alongar os músculos da panturrilha. Em pé e com uma das mãos apoiada na parede, mantenha os pés mais afastados da parede e realize a elevação das pontas dos pés. Duas repetições de 15 segundos cada também são o suficiente. Você pode alternar o lado de apoio do braço.
4. Alongamento de peitoral
O exercício de peitoral é ideal para alongar os músculos peitorais e ainda ajuda a ter uma melhor postura. Usando o canto da parede, basta apoiar os braços a 90º de cada lado e manter os ombros alinhados com os cotovelos. Jogue o peso do corpo nos braços e alongue. Esse exercício também pode ser feito em duas repetições com 15 segundos cada.
Veja mais: Entenda como o pilates auxilia no tratamento de osteoporose
Cuidados ao realizar o pilates de parede
Segundo a fisioterapeuta, alguns exercícios não exigem cuidados especiais, no entanto, há aqueles que oferecem o risco de escorregar e se machucar, já que a parede costuma ser lisa. "Muitas pessoas não têm força nem controle motor suficiente para realizar alguns exercícios e acabam se lesionando. O ideal é serem feitos com meias antiderrapantes ou descalço”, aconselha Ana Luísa.
Apesar de não ser necessária a utilização de equipamentos para o pilates de parede, a especialista explica que acessórios simples, como uma caneleira ou até mesmo elásticos, podem ser usados para complementar alguns exercícios. Porém, sua ausência não interfere no processo.
Para quem quer começar ou está começando a praticar o pilates de parede, a fisioterapeuta recomenda iniciar com exercícios mais simples e básicos que não exijam muita flexibilidade. Além disso, Ana Luísa orienta consultar um profissional para saber se o método é mesmo indicado para você, se irá te ajudar com o seu objetivo e para verificar se não há nenhuma contraindicação no seu caso.
Embora o pilates de parede possa ser feito por qualquer pessoa que deseja experimentar esse tipo de atividade física, podem existir algumas contraindicações pontuais — em especial para pessoas com problemas articulares e que sofreram lesões recentemente. A fisioterapeuta ainda recomenda cuidados redobrados para aqueles que sentem dor nas costas, já que o intuito é melhorar e não piorar o quadro.
Saiba mais em: Pilates para mães: benefícios da gestação ao pós-parto