Ginecologista e obstetra - autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade d...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quem não está planejando uma gravidez no momento, já deve ter pensado “será que eu corro o risco de engravidar?” e foi para o Google tirar a dúvida. Porém, diante da enxurrada de informações que podem ser encontradas na internet sobre sexo e contracepção, muitas vezes é possível se deparar com crenças equivocadas.
É claro que a forma mais segura de evitar uma gravidez é apostando em métodos contraceptivos, como uso de preservativos, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros. Porém, ainda há muitas dúvidas se outras práticas, como lavar a vagina após a relação sexual ou realizar o coito interrompido, podem ser eficazes ou não.
Pensando em te ajudar a entender o que é verdadeiro e o que é falso, o MinhaVida conversou com ginecologistas e listou 11 mitos e verdades sobre formas de engravidar. Veja a seguir:
1. É possível engravidar de roupa?
Não, isso é um mito. “A fecundação ocorre com o encontro do espermatozoide com o óvulo na tuba uterina. Portanto, é necessário que o espermatozoide migre da vagina, adentrando o canal cervical uterino para percorrer toda a cavidade vaginal. Não há como fazer esse caminho com a roupa e, portanto, a fecundação não ocorre”, explica Ana Thereza Uchoa, ginecologista, mastologista e professora do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa.
2. Se o vaso sanitário estiver sujo de sêmen, é possível engravidar?
Não, isso é um mito. “É muito difícil porque assim que o homem ejacula, poucos minutos depois os espermatozoides já estão mortos. Então, não teria tempo hábil ali entre o semên sujar o vaso sanitário e a mulher sentar e conseguir engravidar”, explica Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.
3. Pode ocorrer gravidez durante relação sexual na água?
Sim, é possível caso ocorra penetração. “Se o sexo for desprotegido, tendo ejaculação dentro da vagina, pode-se engravidar sim”, afirma Domingos.
Leia mais: É possível engravidar na menopausa? Especialista explica
4. Ao entrar em uma piscina suja com sêmen, é possível engravidar?
Não, isso é um mito. “Se o homem ejacular na água, não tem como engravidar porque o próprio cloro acaba matando o espermatozoide”, explica o ginecologista.
5. Lavar a vagina após a relação sexual evita a gravidez?
Não, essa é uma falsa crença popular. “Lavar a vagina após a relação sexual não evita a gravidez, nem as duchas íntimas. Então, mesmo assim, é possível engravidar, porque os espermatozoides conseguem ficar presos dentro da vagina e fecundar o óvulo”, afirma Domingos.
6. É possível engravidar durante a menstruação?
Em tese, não, pois durante a menstruação não ocorre ovulação, conforme explica Ana Thereza. Porém, pode existir essa possibilidade em algumas mulheres que sofrem com ovulação tardia ou precoce.
“Elas não menstruam exatamente na metade do ciclo, podendo ocorrer, muitas vezes, até uma dupla ovulação, em que a mulher ovula no período ovulatório, mas também no período menstrual. Então, é possível engravidar, sim, durante a menstruação, apesar de ser mais raro”, explica Domingos.
Saiba mais: Consumo de álcool interfere na fertilidade de mulheres e homens?
7. É impossível engravidar fora do período fértil?
Isso é um mito, mas é mais difícil quando o ciclo está bem estabelecido e regular. “Algumas vezes, pode ocorrer ovulação precoce, facilitando a gravidez”, ressalta Ana Thereza. É o mesmo caso da questão anterior.
“Fora do período fértil, é possível engravidar uma vez que a mulher pode ter, às vezes, uma ovulação dupla ao longo do ciclo. Então, ela acha que está ovulando só na metade do ciclo, no 14º dia, mas, na verdade, pode ter uma ovulação antes ou depois desse período”, completa Domingos.
8. Se um brinquedo sexual ou dedo estiver sujo de sêmen, e ele penetrar a vagina, é possível engravidar?
Sim, isso é verdade, porém apenas de for um sêmen “recente”. “Se for um sêmen da hora, do momento em que está acontecendo o ato, sim, pode acontecer [uma gravidez]”, afirma Domingos. “Por exemplo, se a mulher passou a mão no pênis do homem, que está ali com líquido seminal, sujou a mão e depois introduziu o dedo na vagina, pode sim engravidar, por mais que seja mais raro”, explica.
9. É impossível engravidar na primeira vez?
Não, isso é um mito. “Na primeira relação sexual da mulher, caso ela esteja ovulando, é possível engravidar sim”, afirma Ana Thereza. Lembrando que, para isso, a relação precisa acontecer sem proteção, havendo penetração e ejaculação.
Leia mais: Vaselina pode ser usada como lubrificante íntimo? Conheça os riscos que a prática oferece
10. Se o homem “gozou fora”, é impossível engravidar?
Isso é um mito. O ato de “gozar fora”, tecnicamente chamado de coito interrompido, é um método de prevenção da gravidez pouco eficaz. Antes da ejaculação o pênis pode liberar um líquido pré-ejaculatório, que possui sêmen, mesmo que em menor quantidade, segundo a ginecologista Ana Thereza - e isso nos leva ao próximo tópico!
11. É possível engravidar com o líquido pré-ejaculatório?
Sim, é verdade. “O líquido pré-ejaculatório contém sêmen, então ele pode, sim, engravidar”, afirma Domingos. “Mesmo a mulher fazendo a tabelinha e sabendo quando é seu período fértil, o coito interrompido não é um método contraceptivo 100% seguro”, acrescenta.