Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Com significados milenares, os nomes derivados da mitologia são conhecidos em vários cantos do mundo — seja de origem grega, romana e até mesmo egípcia.
Para explicar os acontecimentos do mundo, os antigos utilizavam personagens grandiosos e com atributos e qualidades que podem dar uma simbologia especial ao nascimento do bebê.
Nesse sentido, o MinhaVida separou os 26 nomes de bebês com significados grandiosos para quem deseja se inspirar na mitologia. Confira cada um deles e anote seus preferidos!
Nomes femininos inspirados na mitologia
Penélope: com origem no grego penelops, significa “tela”, “trama”. No poema épico de Homero, Odisseia, Penélope é o nome da esposa de Ulisses, que ficou conhecida como símbolo de mulher fiel e virtuosa, que esperou durante dez anos a volta do marido da Guerra de Troia.
Helena: deriva do grego Heléne e significa “a reluzente”, “a resplandecente”. O nome foi difundido a partir de Helena de Troia, que ficou conhecida como a mulher mais bonita do mundo.
Ísis: o nome refere-se a uma deusa egípcia e carrega dois significados diferentes, que são ”nasci de mim mesma, não venho de ninguém” e “deusa da fertilidade e do amor maternal”. Ísis também era conhecida como deusa-mãe e rainha dos deuses.
Cibele: surgiu a partir do grego Kybéle e quer dizer "espírito criador do calor e da vida”, “espírito gerador do calor e da vida” ou “a grande mãe dos deuses". Com origem frígia, Cibele era uma deusa que simbolizava a fertilidade da natureza.
Cleópatra: é nome de várias rainhas do Egito, sendo a mais famosa Cleópatra VII, a última rainha do Antigo Egito da dinastia ptolomaica. Tem origem no grego Kleopatra e significa “glória do pai”.
Berenice: derivado do grego Berenike, significa “portadora da vitória”. Na mitologia, Berenice era esposa de Ptolomeu III, o terceiro soberano da dinastia ptolemaica, no Egito.
Cíntia: é um nome derivado do latim Cynthia, que tem origem no grego Kynthia, e quer dizer “mulher originária de Cinto”. Na mitologia grega, este nome foi dado à deusa da lua Ártemis — que, junto ao seu irmão gêmeo Apolo, nasceu no monte Cinto, situado na ilha de Delos.
Dione: significa “consagrado a Dionísio”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite” ou “deusa das ninfas”. Segundo algumas versões da mitologia grega, Dione foi uma ninfa amante de Zeus e mãe de Afrodite, deusa do amor e da sexualidade.
Nefertiti: significa “a bela chegou”, “a beleza chegou”. O nome pertence a uma das mais influentes rainhas do Antigo Egito, esposa do faraó Amenhotep IV.
Diana: tem origem a partir do latim diana, derivado do termo dius, que quer dizer “divina”, “aquela que ilumina”, “a luz do dia”. Diana, na mitologia romana, era a deusa da lua, da caça e das florestas (equivalente a deusa Ártemis, na mitologia grega).
Neith: a origem do nome ainda é incerta, mas acredita-se que deriva do egípcio Nit, que significa “água”. Na mitologia egípcia, era uma antiga deusa da guerra e da caça, criadora de Deuses e homens.
Phoebe: tem origem no grego Phoibe, derivado de Phoibos, que quer dizer “brilhante”, “pura”. Na mitologia grega, Phoebe era uma Titã que estava associada à deusa da lua Ártemis.
Pandora: quer dizer “todos os dons” ou “todos os presentes” e, na mitologia, Pandora foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos humanos.
Dafne: tem origem no grego daphne, que quer dizer literalmente “louro”, “loureiro”. É um nome originado na mitologia grega através de uma ninfa que, amada pelo deus Apolo, foi transformada pelo seu pai em um loureiro.
Nomes masculinos inspirados na mitologia
Apolo: deriva do grego Apóllon e significa "espírito do calor”. Na mitologia grega, Apolo era o deus do Sol, das artes e da medicina, filho de Zeus e Leto — e uma das doze divindades do Monte Olimpo.
Constantino: é uma forma relativa de Constâncio, nome originado do latim Constantius, e significa “de Constâncio”, “pertencente ao constante”, “da natureza do perseverante”, “do que tem firmeza de ânimo”. Foi nome de vários imperadores romanos e bizantinos, sendo o mais famoso Constantino I, imperador de Roma.
Júlio César: é um nome composto pela união de dois nomes de origem latina, Júlio, que significa “aquele que é jovem”; e César, que quer dizer “cabeludo”. O nome foi popularizado pelo imperador romano Júlio César. Após seu governo, o nome César passou a designar um título imperial.
Hércules: significa “aquele que dispensa o calor e a claridade". Na mitologia, Hércules é o filho de Zeus e da mortal Alcmena, e ficou conhecido por um número de façanhas em virtude de sua força, conhecidas como “Doze Trabalhos de Hércules”.
Ulisses: tem origem no latim Ulysses, que significa “filho da raiva”. O nome remete a um dos principais heróis da literatura grega, tendo participado da Guerra de Troia e protagonizado a Odisseia.
Amon: significa “o oculto”, “o escondido” e, na mitologia egípcia, Amon era considerado o deus do ar, da criatividade e da fertilidade. Com o passar dos anos, seus atributos foram relacionados com o deus do sol Rá, se transformando no deus solar supremo Amon-Rá.
Hórus: vem do grego Horos, derivado do egípcio Heru, que significa “aquele que voa alto”. Na mitologia egípcia, Hórus foi o deus da luz, muitas vezes descrito como um homem com cabeça de falcão.
Octavio: provém do latim Octavius, que significa “oitavo filho”. Esse era o nome dado pelos romanos para designar o oitavo filho nascido — e foi o nome original da família do primeiro imperador romano, César Augusto.
Heitor: tem origem no grego Héktor, que quer dizer “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo”. Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido por sua coragem e bravura durante a Guerra de Troia.
Eros: significa “amor”, “desejo”. O nome surgiu na mitologia grega a partir do filho de Afrodite e Ares, que andava armado com flechas que causavam paixão a quem fosse acertado por elas. A versão romana desse deus se chama Cupido.
Aquiles: surge do grego Achilléus, que quer dizer “espírito da vida”, “calor da criação”, “sofrimento do povo”, “dor da nação”. Na mitologia grega, Aquiles foi um herói na Guerra de Troia e um dos personagens principais da obra de Homero, A Ilíada.
Adônis: significa “jovem”, “belo” ou “meu Senhor”. De acordo com a mitologia grega, Adônis era um jovem de extrema beleza, que foi responsável por despertar a paixão de Afrodite, deusa do amor, e Perséfone, deusa da agricultura e esposa de Hades.