Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A hora de escolher o nome do bebê pode ser baseada em diferentes fatores, como um significado especial, o histórico familiar, uma homenagem ou o contexto atual. O último tópico, segundo análise do BabyCenter, deve ser uma das maiores influências em 2023.
Isso porque grandes eventos ou personalidades dos últimos anos se tornaram inspiração para os pais no momento de registro dos filhos. Com dados de 294 mil bebês cadastrados na plataforma, a lista de nomes mais populares para os pequenos revelou a tendência em se inspirar em opções famosas. Confira!
Inspirações esportivas
Influenciado pela ginasta Rebeca Andrade, o nome Rebeca se tornou a 33ª opção feminina mais popular esse ano. Já na lista de opções masculinas, o nome inspirado pelo jogador de futebol Endrick, do Palmeiras, demonstrou um potencial de crescimento para os próximos anos.
Veja também: 100 nomes de meninas que fizeram sucesso no Brasil em 2022
E não é só no Brasil que atletas se tornaram inspiração para os nomes de bebês. Na Inglaterra, Leo é o quarto nome mais escolhido pelos pais - possivelmente influenciado pelo jogador Leo (Lionel) Messi.
Mundo da música
Cantores também tiveram papel na escolha de nomes. Uma das principais revelações musicais de 2022, Olivia Rodrigo pode ter sido o motivo para o nome Olivia ter alcançado o primeiro lugar nos Estados Unidos e o 76º no Brasil.
Outra opção popular é Liam, ocupando o 84º lugar nos nomes brasileiros desse ano. O cantor José Felipe também pode ter sido o responsável pelo nome ter entrado na lista de nomes duplos mais escolhidos em 2022.
A influência do mundo musical também ocorre de forma indireta. Com a perda da cantora Marília Mendonça, o nome de seu filho, Léo, entrou para as 100 opções mais populares do ano no Brasil.
Outras celebridades
Famosa por ter feito os nomes Enzo e Sophia se tornarem as opções mais populares nos últimos anos, a atriz Claudia Raia, grávida de seu terceiro filho, também deve ditar tendência no futuro, trazendo fama para o nome Luca.
Veja também: 100 nomes de meninos mais usados no Brasil em 2022 (Miguel continua líder!)
A influenciadora Virginia Fonseca e seu marido José Felipe também ditaram tendência esse ano. O nome da primeira filha do casal, Maria Alice, se tornou o quarto nome composto mais popular no Brasil. No ano que vem, é possível que Maria Flor, nome do segundo bebê do casal, se torne uma das principais opções.
Já os acontecimentos envolvendo a família real britânica, como a morte da rainha Elizabeth e a popularidade da série “The Crown”, fez com que o nome Diana entrasse pela primeira vez na lista de 100 nomes de meninas do ranking divulgado pelo BabyCenter.
E o mundo cinematográfico segue demonstrando potencial para influenciar os brasileiros futuramente. Com a série "Bridgerton", o nome Dafne é um dos apontados para maior crescimento nos próximos anos.