Psicóloga com mais de 23 anos de experiência na área clínica, em transtornos como depressão, ansiedade, pânico, transtor...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Todo final de ano é a mesma coisa: estabelecemos, mentalmente, uma série de planos e promessas para o próximo ano e juramos que vamos conseguir colocá-los em prática. Porém, com o passar dos meses, percebemos que, dificilmente, seguimos com as metas que estabelecemos na virada. Você não é a única pessoa que passa por isso!
É realmente difícil cumprir com as resoluções de Ano-Novo. “Nesse período, as pessoas fazem todos os tipos de metas, muitas vezes difíceis de serem alcançadas em curto prazo. Como funcionamos à base das recompensas, os objetivos ficam mais distantes e, por diversas vezes, paramos antes de concluir”, explica Flávia Barbato, psicóloga comportamental que atende pela Telavita.
Porém, apesar de difícil, não é impossível tirar do papel os planos e desejos para o ano que vem. Basta seguir algumas dicas essenciais para tirar suas ideias do papel. Listamos, abaixo, oito dicas para colocar em prática de vez as resoluções de Ano-Novo:
1. Crie metas que estejam dentro da sua realidade
A primeira dica para conseguir cumprir uma meta é criá-la dentro da sua rotina, do seu contexto de trabalho, estilo de vida e do que é possível para ser realizado. “Em primeiro lugar, seja realista criando resoluções que estejam dentro da sua realidade no momento”, reforça Flávia.
Para isso, a psicóloga recomenda dividir as metas em várias etapas, que podem ser cumpridas um pouco de cada vez. “Grandes objetivos não são alcançados de uma vez. Quase sempre são necessárias várias etapas para ele ser concretizado”, completa a profissional.
Leia mais: Afinal, por que é tão difícil cumprir as resoluções de Ano-Novo?
Por exemplo, se o seu objetivo é começar praticar atividade física, crie pequenas metas como: pesquisar por academias, realizar a matrícula na unidade que mais te agradou, comprar roupas próprias para a atividade escolhida, estabelecer o melhor horário para encaixá-la e, por fim, começar a atividade, mantendo-se consistente nela.
2. Trabalhe com metas a curto e longo prazo
Já que estamos falando sobre dividir as metas em etapas, é interessante entender quais desses objetivos podem ser alcançados em um curto espaço de tempo e quais vão demandar um esforço mais prolongado. Por isso, é importante trabalhar com metas a curto e longo prazo.
“Sempre temos pressa para alcançar nossos objetivos, porém, alguns demandam mais tempo que outros. Estabelecer pequenos objetivos faz com que você se sinta realizado na obtenção da meta mais curta e servindo de estímulo para as demais”, orienta Flávia.
3. Organize bem suas metas e as deixe visíveis
Depois de estabelecer quais metas você quer alcançar no próximo ano, é hora de estruturá-las. “Escreva suas metas e reserve um tempo para organizá-las. Crie um plano de ação estruturante um roteiro com os passos que você precisar dar”, recomenda a psicóloga. “Determine metas que você realmente quer alcançar, que são verdadeiras para você e, se necessário, mude os planos e não tenha medo de refazer sua lista de objetivos”, completa.
Além disso, uma dica interessante é deixar seus objetivos bem visíveis no seu dia a dia. Por exemplo, você pode escrever suas resoluções em post-its e deixá-los grudados em um mural em seu quarto ou em um espelho. “Arrume uma forma de se lembrar do hábito, como escrever no espelho, programar no seu celular um aviso ou pedir para alguém te lembrar”, sugere Flávia.
4. Estabeleça suas prioridades
Um cuidado importante de se ter ao longo do ano para cumprir suas resoluções é ter em mente que não é possível fazer tudo de uma vez. Por isso, é fundamental saber qual é a sua prioridade em cada momento. “Escreva o que você quer pensar, sentir e fazer durante os dias. Isso ajuda a se organizar e serve de estímulo”, diz a psicóloga.
Se as suas resoluções demandam mudanças de hábito, faça uma alteração por vez, respeitando seus limites. “É exaustivo tocar mil planos ao mesmo tempo, além de existir o risco de não dar conta de nada”, alerta.
Saiba mais: Estudo indica qual seria o segredo “simples” para ser mais feliz
5. Tenha constância em seus objetivos
Uma das maiores dificuldades em cumprir uma resolução de Ano-Novo é se manter firme no objetivo, sem desistir. Para que isso aconteça, é preciso manter o foco e tratar seus novos hábitos como compromissos sérios. Ou seja, é preciso ter constância.
“Geralmente, as pessoas se perdem nesse ponto, pois, algumas vezes, existe uma demora para chegar ao objetivo e as pessoas desistem e deixam os planos de lado”, explica Flávia. “Reorganize-se quando necessário. Imprevistos acontecem e, por isso, temos que ser maleáveis para adequar os objetivos e não desistir”, completa.
6. Use um calendário para marcar seu progresso
Lembra da dica três, que consiste em deixar a sua meta e seus novos hábitos bem visíveis? Além dessa orientação, montar um calendário para registrar seu progresso até o objetivo final é uma forma interessante de se manter motivado e de não esquecer seus propósitos.
“Os hábitos são padrões de comportamento e acabam se tornando uma parte do que somos. Quando algum comportamento se repete, o cérebro cria conexões sinápticas mais rápidas, de forma que uma ação aciona a ação seguinte de modo quase automático”, esclarece a psicóloga.
Assim como os post-its e lembretes para realizar os novos hábitos, deixe o calendário de progresso bem visível para que você sempre se lembre de que está avançando em suas resoluções.
7. Crie um mapa dos sonhos
Já ouviu falar em mapa dos sonhos? Essa é uma ferramenta interessante para organizar e visualizar as suas metas, classificadas por áreas da vida (como familiar, profissional, social, saúde, relacionamento, entre outras)
“O mapa dos sonhos ajuda a criar no cérebro um cenário positivo em torno dos objetivos da pessoa. Ajuda a tornar o sonho mais concreto”, explica Flávia. Mas será que realmente funciona?
“Toda ferramenta usada para alcançar um objetivo é válida. Escrever os sonhos de uma forma positiva e visualizá-los tende a se internalizar, facilitando a concretização”, opina a psicóloga.
Leia mais: Como ser mais confiante: 8 dicas para reforçar a autoestima
8. Tenha momentos de autocuidado
Por fim, mas não menos importante, para concretizar suas resoluções de Ano-Novo é preciso, também, investir no autocuidado. Afinal, respeitar-se, entender suas limitações e cuidar de si é fundamental para manter o foco nos objetivos propostos, mas sem autocobranças e nem colocar pressão em si mesmo.
Para isso, busque intercalar os novos hábitos com atividades que você gosta de fazer. Somado a isso, experimente inserir, entre suas metas, tarefas para cuidar de si. “Alimentar-se bem, ter uma dieta equilibrada, praticar atividade física, dormir bem, tendo uma boa noite de sono, ter momentos de lazer, praticar atividades relaxantes, ter um hobby, fazer psicoterapia e meditar são bons exemplos”, elenca Flávia.