Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1971-76),Residência para especialização em Ortopedia...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Sensação de dor, rigidez e queimação nos pés - esses são alguns dos sintomas da fascite plantar. A condição nada mais é do que uma inflamação que atinge a região da sola do pé e pode ter o nível de incômodo variado.
Por isso, nem sempre é possível que atividades do dia a dia aconteçam de maneira natural, considerando que o contato do pé com o chão pode ser suficiente para provocar dor. Apesar de remédios ajudarem a aliviar esse sintoma, alguns exercícios também podem ser indicados para lidar com o problema.
Exercícios para quem tem fascite plantar
Luiz Carlos Ribeiro Lara, presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), explica que exercícios com alongamento da planta do pé e panturrilha são os mais indicados para aliviar os sintomas da fascite plantar. Confira as dicas dadas pelo médico!
Alongamento do arco plantar
A região localizada no meio do pé pode ser classificada como normal, plana ou cava. Para realizar o alongamento da área, é possível apoiar a parte da frente do pé com fascite na ponta de um degrau, mantendo o calcanhar no ar. Depois, basta abaixar o pé na direção do chão ou degrau abaixo, alongando o arco por 30 segundos. Repita duas vezes.
Pilates
O pilates é conhecido por promover flexibilidade e controle dos músculos - o que é benéfico para pessoas com fascite plantar. “Essa atividade traz inúmeras possibilidades de alongar a fáscia e os tecidos adjacentes, utilizando tanto equipamentos quanto acessórios”, conta Luiz.
Alongamento da panturrilha
Em pé, com os dois braços encostados em uma parede na altura do peito, mantenha uma perna flexionada e a outra esticada para trás, com o calcanhar no chão. Incline o corpo lentamente para a frente, alongando a perna traseira por 30 segundos. Repita o processo na outra perna, repetindo o exercício três vezes.
Hidroginástica
Ainda segundo o especialista, as atividades na água ajudam a reduzir os impactos dos movimentos, assim como a trazer relaxamento à musculatura. Dessa forma, exercícios feitos em uma piscina são ideais para pacientes que lidam com a fascite plantar.
Alívio dos sintomas da fascite plantar
Além das atividades físicas, Luiz conta que é possível aliviar a dor provocada pela condição com alguns truques feitos em casa. Entre eles está o uso de uma garrafa pet com água congelada.
Basta colocar a garrafa no chão e massagear o arco plantar por cerca de 10 minutos, sempre em movimentos circulares. Isso ajuda com a inflamação no local, o que, consequentemente, diminui os incômodos provocados pela fascite plantar.