Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Na tarde da última quinta-feira (22) a advogada Gabriela Prioli deu à luz sua primeira filha com o DJ Thiago Mansur. Nas redes sociais ela mostrou imagens da chegada da criança na maternidade Pro Matre Paulista, em São Paulo. Um dia antes, na quarta-feira (21), a apresentadora revelou através de seu perfil no Instagram o nome do bebê: Ava.
O bebê nasceu às 12h33, com 3,350 kg e 50 cm, por meio de uma cirurgia cesárea. Nos stories do Instagram, Gabriela deu mais detalhes sobre o parto e revelou que ele começou na madrugada:
"Estou cansada, não dormi muito bem essa noite. A coisa começou de madrugada e que delícia, gente. Não dá nem para processar tão rápido. Ela está assim 'grudadinha' comigo o tempo todo e a hora que eles colocam aquela carinha [no meu rosto]... a sensação que dá é que o mundo pode acabar, desabar o teto, e você está ali completamente concentrada", contou ela.
Ava Prioli Mansur é a primeira filha de Gabriela com Thiago Mansur, com quem vive junto desde 2016. Em comunicado, o músico falou sobre a experiência de ser pai pela primeira vez.
“Sabe aquela sensação que os pais falam: ‘Ah, você não vai entender, é um sentimento muito único, não dá para descrever esse sentimento, só quem é pai e quem é mãe consegue saber porque é indescritível?’. Então, vou ser clichê e dizer que é exatamente esse sentimento multiplicado por um milhão de vezes. É um amor incondicional”.
Qual o significado do nome Ava?
O nome escolhido por Gabriela e Thiago tem quatro possíveis origens. É uma variante de Eve, equivalente à Eva em português, e surgiu do hebraico Hawwá, havah, derivado da raiz hawá, que quer dizer “ela viveu”, “a vivente”, “a que tem vida”.
Por outro lado, Ava significa “voz”, “som” na língua persa. Em latim, avis significa “pássaro”. Por fim, o nome pode ter origem a partir de nomes germânicos que começam o termo avi, ficando com o significado de “desejada”.
Curto, clássico e que soa moderno, acredita-se que o Ava tenha sido um nome popular nos tempos medievais, mas se tornou mais comum — especialmente em países de língua inglesa — em meados do século 20, graças à atriz Ava Gardner, conhecida por sua beleza estonteante.
Sua popularidade foi impulsionada novamente no final dos anos 1990, com o nascimento de filhos de celebridades, como é o caso de Ava Sambora, filha da atriz Heather Locklear e do guitarrista da banda Bon Jovi, Richie Sambora. Atualmente, bebês famosos chamados Ava são abundantes, incluindo as filhas do baterista do Coldplay, Will Champion, e do ator Hugh Jackman.
No Brasil, Ava ganhou certa popularidade desde os anos 2000. Normalmente utilizado como nome de menina, suas variações incluem Aiva, Avah, Eva, Eve, Avi e Avis.