Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Localizada no coração da Europa, a Alemanha tem um forte legado na história da humanidade. Diversos elementos moldam os costumes desta nação rica em tradições, sendo o idioma alemão um desses fatores. Para muitos, o dialeto é considerado difícil, enquanto para outros, as singularidades do alemão podem servir de inspiração para a escolha do nome de um bebê.
Se você procura um nome diferente, que remete a esse país e à sua cultura, o MinhaVida reuniu 27 opções de nomes alemães masculinos e os seus significados para te ajudar nessa decisão. Confira:
Nomes alemães masculinos
Aaron: De origem incerta, o nome possui diversos significados. Em alemão, significa "montanhês", “elevado”, “mensageiro”, “força”.
Adolfo: Com origem nos nomes Athalwolf e Adalwolf, significa “lobo nobre”, “da linhagem dos guerreiros nobres”.
Afonso: Versão do nome Alfuns, oriundo alemão arcaico, significa “apto”.
Alberto: Variação de Adalberto, que é formado pelas palavras adal (nobre) e berth (ilustre), resultando no significado “nobre brilhante”, “ilustre nobre”.
Andreas: Variante alemã de André, significa “corajoso”, “masculino”, “viril”, “forte”.
Armando: Derivada da palavra germânica Hariman, representa “homem do exército”, “militar”, “guerreiro”, “soldado de alta patente”.
Axel: Versão do nome bíblico Absalão, filho de David. Significa “meu pai é a paz”, “filho da paz”, ou até mesmo “carroça” e “carruagem”, pois acredita-se que era um apelido dado aos construtores do meio de transporte.
Becker: Representa “padeiro”, já que foi originado da palavra alemã becker, que remete à profissão.
Bernard: De origem do alemão arcaico, é o resultado da junção das palavras ber (urso) e hard (forte), sendo assim, representa “urso forte”, “forte como um urso”.
Bruno: Do germânico brun, significa “marrom”, “moreno”.
Saiba mais: 23 nomes africanos para meninos e seus significados
Charles: Originado do alemão arcaico cheorl, significa “homem livre”.
Derek: Resultante dos termos thiuda (povo, raça) e reiks (príncipe, rei, senhor), simboliza “governante do povo”, “dádiva divina”.
Ernesto: Derivado das palavras Ernust, que significa “combatente corajoso”, e eornost, que expressa “prudente” e “sério.”
Frederico: Composto pelas palavras frid (paz) e rich/reiks (príncipe, rei, senhor), significa “rei da paz”, “o que governa em paz”.
Gerald: Junção das palavras ger (lança) e wald (domínio), tem como significado “senhor da lança”, “guerreiro forte”.
Guilherme: Do nome germânico Willahelm, simboliza “protetor corajoso”, “protetor resoluto”.
Henrique: Junção dos termos germânicos heim (lar) e rik (príncipe, senhor, rei), o que gerou o significado “senhor do lar”, “príncipe da casa”.
Hugo: Do alemão Hug, significa “coração”, “espírito”, “o inteligente”, “o pensador”.
Humberto: Do germânico Hunberct, é a união das palavras huni (gigante, força) e berth (brilhante, famoso), que resulta em “famoso pela força”.
Klaus: Forma reduzida de Nikolaus, de origem grega. Na Alemanha, é utilizado com nome próprio ou sobrenome, e significa “vitorioso”, “pessoa conquistadora”, “o que leva o povo à vitória”.
Luís/Luiz: Tem origem no alemão Ludwig, e significa “guerreiro famoso”, “ilustre guerreiro”.
Otto/Oto: Versão moderna para os nomes germânicos Odo, Od, Audo, Otton. Significa “riqueza”, “fortuna”, “próspero”, “opulento”.
Raí: Do alemão ragin, significa “conselho”, “recomendação”, “decisão”.
Ralf/Ralph: Originado da junção dos termos germânicos rad/rand (conselheiro) e wulf (lobo), resultando no simbolismo “lobo conselheiro”.
Ray: Diminutivo de Raymon, que foi originado da junção de ragin (conselho) e mundo (proteção). Significa “sábio protetor”, “o que protege com seus conselhos”.
Valetin: Variação alemã de Valentino, significa “valente”, “forte”, “vigoroso”.
William: Variação de Guilherme, representa “protetor corajoso”, “protetor resoluto”.
Saiba mais: Nomes americanos para meninos: 50 opções e significados