Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iNão é de hoje que os nomes estrangeiros estão ganhando popularidade entre as famílias brasileiras. Além de opções trazidas do inglês, do italiano e até do japonês, o idioma árabe pode ser uma rica fonte de inspiração na hora de escolher o nome do bebê que está a caminho.
A língua, que é usada em muitos países do Oriente Médio, é bastante reconhecida por sua sonoridade marcante. Mas não é só isso: muitos nomes comuns nessa região carregam significados fortes e especiais, com grande apelo religioso.
Então, se você está procurando alternativas fora do comum, esta pode ser uma boa saída. De Muhammad a Fátima, veja nossa seleção de nomes árabes para meninas e meninos com seus lindos significados:
Nomes árabes masculinos
Muhammad: o nome pode ser escrito de muitas maneiras, como Muhammed, Muhamad, Mohammad, Mohammed e Mohamed, e faz referência ao profeta Maomé, que significa “louvado”, “louvável”.
Said: muito comum, o nome quer dizer “feliz”, “sortudo” em árabe.
Habib: carrega um simbolismo adorável, pois significa “meu amor”, “querido”, “muito amado”, “amigo”. É por isso que o nome é muito utilizado pelos casais como um apelido, chamando o outro de “habib”.
Hassan: significa “bonito”, “simpático” em árabe.
Khalid: originário do árabe Khaled, o poderoso nome remete à "eterno" e trata-se de uma opção significativa, visto que também representa “imortal”, “que dura para sempre”.
Omar: trata-se de uma transcrição da palavra árabe umar, ámara, que significa “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida”.
Ali: pequeno, mas poderoso, Ali é um dos nomes árabes pelo qual Deus é chamado e significa “alto”, “nobre”, “sublime”.
Khalil: vindo da palavra khalil, o nome significa “grande amigo” ou “camarada honorável”. No Brasil, é muito mais comum em sobrenomes.
Naim: vindo do árabe na’im, esse nome que é diferenciado, mas soa suave, significa “tranquilo”, “feliz”, “à vontade”.
Samir: originário do árabe samírah, o nome possui um simbolismo contagiante, já que significa “vigoroso”, “animado”, “vivaz” e “boa companhia”. No português, sua forma feminina (Samira) também é bastante utilizada.
Jamal: ainda que seja muito popular na língua inglesa, Jamal provém do árabe e significa “belo”, “bonito”, “formoso”.
Altair: muito popular em solo brasileiro, o nome surgiu a partir do árabe al-tair, composto por al e tair, que juntos significam “o voador”.
Esmail ou Ismael: outro nome poderosíssimo e religioso, que tem origem no habraico Yishmaél, Ishmael, que significa “Deus ouve” ou “Deus ouvirá”.
Hakim: nome elegante e diferenciado, refere-se a um dos noventa e nove nomes de Alá, que é Deus em árabe, e significa “sábio” e “sensato”.
Ihab: carrega consigo um simbolismo especial e significa, literalmente, “presente” e “dom” na linguagem árabe.
Nomes árabes femininos
Fátima: nome muito conhecido na língua portuguesa, que significa “mulher que desmama seus filhos”. Fatima foi o nome dado a uma das filhas do profeta Maomé.
Layla: nome bastante delicado e de sonoridade suave, carrega consigo um simbolismo lindo e tem relação com a “noite”, significando “escura como a noite”, “bela como a noite”.
Maryam (ou Miriam): essa é a forma árabe da palavra hebraica Myriam, que significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Além disso, o nome também é associado à Virgem Maria, por ser derivado de Maryáh, que quer dizer “a pura”.
Khadija: na língua árabe, esse nome significa “prematura” ou “aquela que amadurece antes do tempo”. Além disso, também foi o nome da primeira esposa do profeta Maomé.
Raja: se você procura um nome mais curtinho para sua filha, certamente essa é uma opção linda e delicada, que remete a “esperança” em árabe.
Najla (ou Najila): nome femino que significa “a de olhos grandes”, “mulher cujos olhos são grandes”, que também se alinha a “mulher de olhos bonitos e expressivos”.
Lâmia: nome que tem relação com luz, já que significa “ela é brilhante e radiante” e foi atribuído à rainha da Líbia, na mitologia grega, uma amante de Zeus.
Soraia: nome muito popular no Brasil, que vem do árabe Thurayya, que significa “princesa”, “brilhante”, “luminosa”, “estrela do amanhã” ou “a que é como Plêiades”, um aglomerado de estrelas da constelação de Touro.
Alzira: outro nome bastante conhecido no Brasil, possui origem no árabe al zaira, que significa “a visitadora”, mas que também pode ter derivado de alzir, que remete a “mulher que alimenta intenso desejo pelo sexo oposto”.
Nádia: nome vindo do árabe Naadiya, que significa “mensageira”, “aquela que anuncia”.
Samia: o nome poderoso carrega o significado de “elevada”, “sublime” e “suprema”.
Malika: de simbolismo forte e ligado ao poder, o nome representa o feminino de Malik e vem do termo árabe malikah, que significa “rainha”.
Zulmira: esse nome nada mais é do que uma transformação do nome árabe Zelmira e significa, no sentido literal, “brilhante” e “fulgente”.
Rana: vindo do termo árabe rana, esse é um nome curto e delicado que significa “uma coisa ou objeto atraente para olhar”.
Amna: um dos nomes femininos mais diferenciados da lista, mas que possui um simbolismo interessante, já que remete à “segurança” e “proteção”.