Psicóloga pela Universidade Guarulhos (UNG). Personal e Professional Coach pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching....
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Ao final de cada ano, é comum estabelecer novas metas a serem cumpridas, mas, por inúmeros motivos, nem sempre é possível atingi-las. Os objetivos incluem, especialmente, a adoção de hábitos saudáveis de vida.
“Uma das principais razões pelas quais é difícil cumprir as resoluções de Ano-Novo é porque muitas vezes estabelecemos metas muito ambiciosas ou vagas. Metas claras e alcançáveis nos ajudam a ter um plano de ação mais concreto e nos mantêm motivados ao vermos nosso progresso”, explica a psicóloga Rosângela Casseano, terapeuta cognitivo comportamental e CEO da PsicoPass.
Saiba mais: 8 dicas para colocar em prática as resoluções de Ano Novo
No início, pode ser difícil iniciar e manter as resoluções e os hábitos de um estilo de vida equilibrado, mas algumas dicas podem ajudar. Pensando nisso, o MinhaVida selecionou cinco dicas para entrar em uma rotina de hábitos saudáveis sem abandoná-la no mês seguinte. Dá uma olhada!
1. Reflita sobre o objetivo final dos hábitos e estabeleça metas realistas
O que acontece entre janeiro e dezembro é mais importante do que ocorre entre dezembro e janeiro. Essa comparação deve ajudar a refletir sobre o objetivo final dos hábitos. Você pode começar a cultivá-los hoje, mas não quer colocar um prazo no processo, isto é, não colocar um fim nisso.
É ótimo definir metas tangíveis, como perder peso ou parar de fumar, mas é importante ter cuidado para não ignorar o prazer e a saúde que você ganha no processo. “É importante definir objetivos específicos e mensuráveis para que você possa acompanhar seu progresso ao longo do tempo. Evite estabelecer metas muito ambiciosas, pois isso pode levar à frustração e à desistência”, fala Rosângela.
2. Cultive a resiliência
Segundo pesquisas, a maioria das resoluções não são cumpridas ou até mesmo são abandonadas até fevereiro. O problema é que as resoluções de Ano-Novo são alimentadas pela motivação e esta, por sua vez, alimentada pelas emoções.
“É normal enfrentar contratempos ao adotar hábitos saudáveis. Em vez de se sentir derrotado, encare esses contratempos como oportunidades de aprendizado e crescimento. Seja gentil consigo mesmo e lembre-se de que cada dia é uma nova chance de recomeçar”, recomenda Rosângela.
Embora a motivação seja útil para alcançar objetivos de curto prazo, manter os hábitos ao longo do tempo exige comprometimento. Por isso, lembre-se que cultivar um estilo de vida equilibrado é uma decisão diária — e não apenas no dia primeiro de janeiro.
3. Pense que você faz isso por si
Você tem todo o direito de querer aprender algo novo e estabelecer novos hobbies, mas isso exige dedicação. É importante investir tempo na prática ou você estará se privando do prazer, da saúde e da realização pessoal que isso pode proporcionar.
“Para lidar com isso, é importante reconhecer que todos enfrentamos momentos de dúvida e insegurança. Em vez de se deixar levar por esses pensamentos, tente substituí-los por afirmações positivas. Por exemplo, em vez de pensar ‘isso não é para mim’, você pode dizer a si mesmo ‘eu sou capaz de alcançar meus objetivos e mereço uma vida saudável’. Praticar a autocompaixão e acreditar em si mesmo são fundamentais para superar esses pensamentos negativos”, aponta Rosângela.
4. Cerque-se de pessoas com os mesmos objetivos ou que os respeitam
Conviver com pessoas com os mesmos objetivos, especialmente em termos de desenvolvimento pessoal, pode facilitar o processo de resolução dos hábitos. Também pode ser que alguém não compartilhe seu hobby ou estilo de vida, mas entenda o quanto eles são importantes para você e, com base nisso, facilite ou incentive a prática.
“Buscar apoio social pode ser muito útil para nos mantermos focados em nossas metas. Compartilhe suas metas com amigos, familiares ou grupos de apoio. Eles podem fornecer encorajamento, motivação e até mesmo compartilhar experiências semelhantes. Ter alguém com quem compartilhar suas conquistas e desafios pode fazer toda a diferença”, aponta Rosângela.
5. Antecipe suas ações e crie um ambiente favorável
Muitas pessoas lidam com horários de trabalho extremos que dificultam cozinhar suas próprias refeições ou até mesmo ir à academia. Uma boa opção para este tipo de caso é ir para o trabalho com a mochila de treino preparada. Mas, se academia não é para você, é possível treinar em casa sem a ajuda de equipamentos.
“Nosso ambiente desempenha um papel importante na adoção de novos hábitos. Certifique-se de que seu ambiente esteja configurado de forma a facilitar a prática dos hábitos saudáveis”, finaliza Rosângela.
Saiba mais: Treinar descalço? Pode! Veja 12 exercícios sem equipamento