Cirurgião Digestivo sub-especializado em Cirurgia Bariátrica e Coloproctologia do corpo clínico dos hospitais Sírio...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Preta Gil, de 50 anos, divulgou na quinta-feira (22) que houve a necessidade de retomada do seu tratamento oncológico após ter sido ter sido considerada curada de um adenocarcinoma, um tipo de tumor maligno que pode acometer vários segmentos do trato digestivo. No caso da cantora, o câncer estava localizado na parte final do intestino.
"Esta semana me internei no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e foi constatado a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico. Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já já estou de volta", escreveu Preta em suas redes sociais.
O que é adenocarcinoma e quais são os principais sintomas?
De acordo com Rodrigo Barbosa, médico cirurgião do aparelho digestivo, o adenocarcinoma é um tumor maligno que se origina nas células epiteliais dos órgãos. No trato gastrointestinal, são de células que revestem a superfície de um órgão e o tumor pode começar na forma de pólipos, podendo evoluir até se tornar maligno.
“A incidência desse tipo de câncer vem aumentando e, atualmente, pode ser considerado o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens”, explica o profissional.
Leia mais: Sintomas de câncer de intestino podem variar de acordo com a localização do tumor
Em sua fase inicial, o adenocarcinoma não apresenta sintomas e, por isso, só pode ser detectado através da colonoscopia de rotina, um exame que permite a análise do revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado. Porém, já nos estágios mais avançados, o tumor pode causar sintomas como:
- Desconforto ou dor abdominal;
- Sangue nas fezes;
- Alteração no formato das fezes (como afinamento, por exemplo);
- Dor anal;
- Emagrecimento sem causa aparente.
Como diagnosticar um adenocarcinoma e como tratá-lo?
Segundo Rodrigo Barbosa, o adenocarcinoma pode ser diagnosticado através da colonoscopia, que também serve como um exame preventivo que deve ser realizado a partir dos 45 anos de idade (ou antes, em caso de pessoas com histórico familiar de câncer no intestino).
Saiba mais: Qual a relação entre sangue nas fezes e câncer de intestino?
“No exame já é possível retirar as lesões e, nos casos mais avançados, podem ser necessárias a cirurgia e a quimioterapia; se acometer o reto, são necessárias cirurgia e radioterapia – tudo a depender de cada caso”, alerta o cirurgião. Quando diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura são altas: acima de 95%.