Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O tratamento natural com cubos de gelo na pele pode promover diversas vantagens para a rotina de cuidados diários. Ao entrarem em contato com a água fria, os vasos sanguíneos diminuem de tamanho, causando um processo chamado vasoconstrição — o que pode ajudar a reduzir inchaços e a melhorar a aparência das olheiras. Os ice globes são acessórios que surgiram para otimizar esse ritual.
Saiba mais: Gelo no rosto: quais os benefícios para a pele?
Em formato de globos de vidro, eles servem como massageadores faciais que, após passar um tempo na geladeira, são aplicados no rosto da mesma forma que os cubos de gelo. O destaque do acessório é que, ao contrário do gelo, ele não causa queimadura e irritação na pele, principalmente em pessoas que têm a pele mais sensível. Para isso, é fundamental que ele não seja colocado no congelador.
Se utilizados adequadamente, os ice globes podem conferir algumas vantagens importantes para a pele, em função do processo de vasoconstrição relacionado ao contato com a temperatura baixa do objeto.
Como utilizar os ice globes?
Primeiro, é fundamental que os ice globes sejam higienizados adequadamente antes do uso. Quando limpos, leve-os à geladeira por pelo menos 45 minutos — ou até que atinjam a temperatura adequada. Enquanto isso, certifique-se de lavar o rosto com o gel de limpeza de preferência e seque com o auxílio de um pano macio, sem esfregar a pele.
Em seguida, realize massagens em movimentos suaves de 10 a 15 minutos. Para estimular a drenagem linfática e desinchar a pele, role os globos em movimentos descendentes ao longo da testa, laterais do rosto e pescoço. Isso ajudará a aliviar a tensão, a estimular os nervos e a liberar toxinas.
Já para uma massagem lifting, que promove uma pele mais firme e com mais elasticidade, os movimentos devem ser realizados para cima ao longo do queixo, maçãs do rosto e testa — o que contribui para estimular a circulação sanguínea do local. Uma dica é que os ice globes podem ser combinados com outros produtos, como máscaras, séruns e cremes faciais.
Contudo, segundo Thaís Matsuda, dermatologista da Fleury e Saúde, os ice globes não devem ficar parados na pele. O ideal é que eles estejam sempre em movimento para diminuir o risco de queimaduras.
Quando podemos observar os resultados?
A consistência é a chave para a eficácia dos ice globes. Como qualquer acessório facial ou de beleza, é importante integrá-lo diariamente à rotina de cuidados para observar uma melhora na aparência da pele e a suavização de linhas finas, além da redução das olheiras ao redor dos olhos. Em média, é possível observar os resultados após alguns meses.
Quais os benefícios dos ice globes?
Se incluídos na rotina de cuidados, os ice globes podem trazer algumas vantagens importantes para a pele. Ao entrarem em contato com o acessório gelado, os vasos sanguíneos da pele diminuem de tamanho, causando um processo chamado de vasoconstrição. Isso pode ajudar a reduzir inchaços e melhorar a aparência das olheiras, além de diminuir a vermelhidão da pele, segundo Thaís.
A temperatura baixa também ajuda a fechar momentaneamente os poros dilatados, diminuindo o aspecto das rugas superficiais e melhorando a aparência do tom da pele, deixando-a com uma textura mais viçosa e lisa. Isso torna os ice globes interessantes para preparar a pele para a maquiagem.
Por fim, o acessório também contribui para aliviar a irritação da pele, diminuindo a inflamação e até a aparência de manchas. No geral, a aplicação frequente dos ice globes ajuda a obter uma pele saudável, brilhante e radiante — desde que aliados a bons hábitos de vida, como uma alimentação saudável e a orientação de um dermatologista.