Médico Otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrin...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iFicar com água presa nos ouvidos é uma queixa comum. Porém, segundo o otorrinolaringologista Fernão Bevilacqua, no geral, toda água que entra no ouvido sai sozinha. “Geralmente a água fica poucos minutos dentro do ouvido, porque ela evapora ou escorre”, esclarece o especialista.
De acordo com o médico, o conduto auditivo externo possui um trajeto muito curto e a maioria das pessoas, com exceção daquelas que tiveram alguma doença de ouvido, possuem a membrana timpânica íntegra, fazendo com que toda água que entra, saia. Para ele, de forma geral, “não há problemas em deixar a água entrar no ouvido, exceto para aqueles que têm alguma doença prévia e que receberam orientações médicas para evitar que a água entre no canal auditivo”, explica.
Existem riscos da água no ouvido?
Segundo o médico, o problema não é a água em si. “Alguns problemas comuns são quando a água entra com uma velocidade maior no ouvido, ondas muito fortes e espirro de água com algum objeto que tenha pressão, como uma mangueira. Esses são alguns fatores que podem levar a um trauma na membrana timpânica”, esclarece Fernão.
A temperatura da água é outro fator que também pode trazer riscos ao canal auditivo. O médico exemplifica que surfistas, que passam muito tempo dentro da água em temperaturas mais frias, tendem a gerar algumas alterações de estrutura no conduto auditivo.
Como tirar a água do ouvido?
Se a água no ouvido ainda não saiu e a sensação te incomoda, o otorrinolaringologista informa que o melhor é usar uma toalha com o dedão e colocá-la no pavilhão auricular (parte visível da orelha), dobrando a cabeça sobre o dedão e realizando o movimento de compressão. “É o suficiente para tirar o excesso de água e aliviar aquela sensação de que tem algo dentro no conduto auditivo”, explica.
Além disso, para aqueles que passam muito tempo dentro da água, que têm processos inflamatórios ou que usam dispositivos de proteção auricular, é indicado passar óleos como o de amêndoa na parte mais externa do conduto. Por ser hidrofóbico, o óleo ajuda a evitar a sensação de água dentro do ouvido.
O que NÃO fazer ao tentar tirar água do ouvido
Se você estiver com água no ouvido, jamais use cotonete ou qualquer outra ferramenta para manipular o conduto auditivo. Conforme as instruções do especialista, não cutuque e não pingue nada dentro do ouvido. “Tudo o que você colocar sem saber o que está dentro do seu ouvido, não vai ajudar. Isso pode prejudicar e, às vezes, até prolongar o tempo de tratamento ou o procedimento que o otorrino deve fazer”, esclarece o médico.
Quando ir ao médico?
Se a sensação de entupimento não melhorar e persistir por mais de um dia, vá ao otorrino. “Não tente descobrir ou fazer qualquer tipo de solução caseira porque isso não vai trazer nenhum benefício e pode alterar a nossa proposta terapêutica”, aconselha o especialista.